O município de Rio Claro recebeu o reconhecimento como “Cidade Árvore do Mundo”, título conferido pelo programa “Tree Cities Of The World”, da Fundação Arbor Foundation em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura (FAO-ONU). “É um momento relevante do município também nas questões ambientais, vamos continuar trabalhando para novos avanços no setor”, afirma o prefeito Gustavo.
O programa internacional atua no reconhecimento de cidades que demonstram comprometimento em desenvolver um manejo sustentável e orientado em suas vegetações urbanas. “Temos desenvolvido várias ações neste sentido”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Geniselli.
O projeto busca estimular ações locais através do plantio e manutenção adequada da vegetação arbórea, promovendo ambientes que, sobretudo, possam alcançar maior conforto térmico.
A rede de cidades que também receberam o reconhecimento no programa se difunde por todo o globo, sendo algumas delas Paris, Turin, Nova Iorque, Barcelona, Camberra e Auckland. No Brasil, João Pessoa, Goiânia e Fortaleza são exemplos de cidades também certificadas.
A certificação recebida por Rio Claro celebra os esforços da cidade por ter atingido os cinco requisitos estabelecidos pelo programa, como a elaboração de inventário florestal que está em andamento, criação do Plano de Arborização Urbana e atividades de educação ambiental.
Em decorrência dessa certificação, o município de Rio Claro foi convidado para ser sócio benemérito da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana e receberá também o Selo Cidade Amiga das Árvores.
Rio Claro tem a Campanha Mais Árvores, que possibilita aos munícipes solicitar o plantio ou a doação de mudas. As solicitações devem ser realizadas no Atende fácil, na Avenida 2, entre as ruas 2 e 3. “O envolvimento da população é primordial para a cidade ampliar a arborização em todas suas regiões, inclusive, nos distritos e área rural”, afirma o secretário Geniselli.
Foto: Divulgação/Daae