A Batalha Central, batalha de rimas de Piracicaba (SP), celebra 14 anos de existência com um circuito no interior paulista que reúne rap, educação, musicalidade e oficinas, de 4 a 25 de junho. Em cada domingo do mês de junho uma cidade diferente recebe a edição, que tem como objetivo principal realizar seletivas de MC’s para participação da grande final da batalha de aniversário da Central, que acontecerá no dia 25 em Piracicaba.
A primeira seletiva de MC’s será em Rio Claro, neste domingo (4), na antiga estação ferroviária (Rua 1, nº 1170, Centro), das 15h às 21h. O evento inicia às 15h com a oficina de introdução ao graffiti e produção de stickers, ministrada pela graffiteira, ilustradora e designer Isadora Nascimento. Às 16 haverá discotecagem com DJ Pôke. A batalha de MC’s acontece às 17h.

O show do rapper Gabriel Okan encerra o evento, às 19h. Gabriel é natural de Rio Claro e já participou de diversas batalhas de rimas e festivais da cidade. Recentemente lançou o álbum “Projeto Borderline”, que aborda as perturbações psicológicas e ideológicas.
As edições seguem em Limeira (dia 11/6) e Santa Bárbara d’Oeste (dia 18/6). O aniversário da Central tem realização do governo do estado de São Paulo, por meio do ProAc (Programa de Ação Cultural), coprodução do Instituto Terra Mater e apoio da prefeitura de Rio Claro.
Atividade formativa sobre produção cultural

Com o objetivo de facilitar o acesso aos conteúdos sobre produção cultural independente, o aniversário da Batalha realizará uma formação sobre o assunto no dia 2 de julho, na Casa do Hip Hop de Piracicaba. A formação será ministrada pelas produtoras Jaqueline Altomani e Júlia Madeira. A participação é aberta para aqueles que têm interesse em ingressar na área de produção cultural.
A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas nas edições de seletiva em todas as cidades participantes. Depois da formação, as produtoras apresentarão uma live com detalhes sobre o processo de escrita do projeto do aniversário da Central no ProAc Editais. A transmissão ao vivo será no dia 6 de julho no YouTube do Instituto Terra Mater.