A cidade de Rio Claro recebe nesta terça-feira (27) uma sessão première para o lançamento do filme “O Santo de Todos – A Vida e Missão de Santo Antônio Maria Claret”. O evento de pré-lançamento reunirá autoridades, membros da comunidade e também da Congregação dos Missionários Claretianos, que há quase um século fazem parte da história do município.
Gravado na Espanha e dirigido por Pablo Moreno, o filme é baseado em fatos reais, trazendo um relato contemporâneo do padre jesuíta, fundador da Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria, e que chegou a ter a vida ameaçada por defender valores humanos e sociais.
Além de Rio Claro, o pré-lançamento acontece em outras 10 cidades do país, incluindo capitais como São Paulo, Curitiba e Maceió, onde convidados vão acompanhar em primeira mão a obra que será exibida em mais de 100 salas de cinema em todo país a partir do dia 06 de outubro.
SINOPSE
O ponto de partida da história é o ano de 1930, quando o escritor Azorín descobre que a história de Claret havia sido adulterada, um engano perpetrado por quase 60 anos. Ansioso por desfazer este equívoco, o intelectual mergulha num processo investigativo que lhe revela informações importantes sobre o verdadeiro caráter e personalidade do religioso católico.
O filme destaca episódios importantes de Claret, como o período em que foi arcebispo de Cuba – à época, sob domínio da Espanha – onde reorganizou a diocese e dedicou-se a assistir à população mais pobre, também lutando contra a escravidão na ilha caribenha. De volta à terra natal, foi chamado a ser conselheiro e confessor da Rainha Isabel II, num tempo conturbado para a Coroa espanhola.
CONGREGAÇÃO
A Congregação dos Missionários Claretianos foi fundada em 16 de julho de 1849 por Santo Antonio Maria Claret e mais cinco amigos sacerdotes com o objetivo de anunciar o evangelho de Jesus por todos os meios possíveis. No Brasil, as atividades tiveram início em 1895 em São Paulo e na sequência se difundiu para vários outros estados.
Em Rio Claro estão presentes desde 1929, quando um seminário foi instituído na cidade, sendo que até hoje o prédio está sob administração da Congregação, atualmente exercendo atividades educacionais do ensino infantil ao superior.
Foto: Divulgação