A prefeitura de Rio Claro inicia neste mês de março o programa Formação de Jovens Ambientalistas, que reunirá alunos de escolas públicas e particulares do ensino fundamental II e do ensino médio.
As escolas que desejarem participar do programa devem entrar em contato pelo e-mail salaverde.sema@gmail.com. Até o momento, já confirmaram participação as escolas EE Carolina Augusta Seraphim, EE Barão de Piracicaba e Colégio Alem.
O programa é organizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, por intermédio da Sala Verde, que tem sua sede localizada no Parque Municipal Lago Azul.
A previsão inicial é que o programa tenha quatro encontros, todos com o mesmo grupo de alunos. No primeiro encontro, é realizado um bate-papo com os alunos e apresentados eixos relacionados à temática ambiental, principalmente voltados a questões da cidade de Rio Claro. Os alunos optam por qual assunto ambiental desejam adquirir mais conhecimento. Os alunos também decidem se querem uma formação apenas teórica, com um aprendizado diferenciado que envolve dinâmicas e brincadeiras, ou uma ação que pode ser realizada na própria escola, no bairro ou mesmo na cidade como um todo.
A Sala Verde propõe realizar, em parceria com as escolas, a implantação de jardim sensorial, horta, campanha de coleta seletiva e transformar o projeto em aula eletiva. Outras opções são a doação e plantio de mudas à comunidade escolar e elaboração de campanha voltada à coleta seletiva.