A cidade de Rio Claro receberá, de 16 a 23 de novembro, a versão brasileira da exposição “O Caminho dos Antepassados” (Uyafaafuji Nu Michi) que será realizada em Okinawa, no Japão, a partir do dia 18 de dezembro. Essa exposição é uma produção conjunta entre o designer gráfico brasileiro, Fábio Akamine, e a biblioteca da província de Okinawa.
Fábio nasceu em Rio Claro e é neto de Saburo Akamine, o personagem principal da história retratada em um conjunto de 35 pôsteres montados a partir do acervo de fotos, documentos e cartas da família. Dezenas de imagens foram restauradas, sendo que, algumas delas, colorizadas digitalmente. Um minidocumentário sobre o resgate histórico da família, com depoimentos, áudios e vídeos antigos, também foi produzido.
Saburo imigrou para o Brasil em 1917, aos 13 anos de idade. Mudou-se com a família para Rio Claro em 1944, faleceu em 1971 e, em 1996, foi homenageado pela cidade com o batismo da antiga estrada de Batovi de “Avenida Saburo Akamine”. No ano em que completaria 120 anos, terá a parte brasileira da história de sua vida contada em Naha, capital de Okinawa, sua terra natal.
No dia 16/11, às 18h, no Casarão da Cultura (Av. 3, 568 – Centro), acontecerá a cerimônia de abertura da exposição, com as participações especiais do grupo Kiyo Taiko (tambores japoneses) e Ikebana Sanguetsu (arranjos florais). Em Okinawa, a versão japonesa de “O Caminho dos Antepassados” estará exposta na biblioteca da província de Okinawa, em Naha, de 18/12 (cerimônia de abertura, às 10h) a 10/02.
Foto: Divulgação