No próximo domingo (2), Rio Claro recebe o espetáculo Naïfs, da artista rio-clarense Daiane Baumgartner e do artista paulista João Sobral. Naïfs é um espetáculo de teatro de bonecos com a impressionante boneca Violeta, um boneco híbrido em que o corpo do ator faz parte do boneco. Violeta foi construída em 2017 e teve como inspiração a avó e a mãe de Daiane. As apresentações acontecem às 11h30, no Lago Azul, e às 16 horas, na Floresta Edmundo Navarro de Andrade.
Inspirados no termo francês Naïf, criado para designar arte ingênua e espontânea, os artistas unem suas experiências na Performance Naïfs. Depois de passarem por vários festivais consagrados no Brasil em 2018, como o Festival de Inverno de Paranapiacaba, 22º Festival Isnard Azevedo, em Florianópolis, 46º FENATA, em Ponta Grossa, e Mostra SESC Cariri de Culturas, no Estado do Ceará, entre outros, além de circularem por várias unidades do SESC SP, os artistas criadores da obra Naïfs, Daiane Baumgartner e João Sobral, partem para a Europa depois da apresentação em Rio Claro.
Em julho, os artistas participam de dois festivais internacionais em Portugal, um na cidade de Gondomar, o EI – Encontro Internacional de Marionetas de Gondomar, e o outro na cidade de Sintra, o MIMMOS – Mostra Internacional de Marionetas, Máscaras e Objectos de Sintra. Além disso, farão outras apresentações em casas de shows e teatros nas cidades de Lisboa e Porto.
Em Agosto, Daiane Baumgartner realizará oito apresentações no Festival Puppets Occupy Street Festival, na cidade de Craiova, na Romênia e, por fim, para finalizar a temporada européia, participarão do maior festival de teatro de bonecos do mundo, o 20º Festival Mondial Des Theatres de Marionnettes na cidade francesa de Charleville – Mézières.
Para custear a viagem os artistas lançaram uma campanha de financiamento coletivo no site vakinha.com. Com o dinheiro arrecado na campanha os artistas pagarão as passagens, hospedagem e alimentação no período de 5 dias em que vão permanecer no festival fazendo apresentações pelas ruas de Charleville. Para saber mais sobre a campanha e contribuir com a vaquinha acessem o link http://vaka.me/529322.