Autoridades municipais, estaduais e federais participaram na tarde de quarta-feira do Fórum Rio Claro de Relações Internacionais, realizado no Centro Cultural Roberto Palmari. Pela manhã, foi inaugurada no Núcleo Administrativo Municipal (NAM) junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, a Sala de Relações Internacionais.
“É um novo momento de nossa cidade, que se prepara para ampliar as relações com empresas e gestores de outros países, visando novos investimentos em Rio Claro”, afirma o prefeito Gustavo.
A sala de relações internacionais é espaço dedicado ao fomento e fortalecimento dos laços internacionais de Rio Claro, para orientação e direcionamento sobre exportação e importação para pequenas empresas.
Entre os temas abordados no Fórum Rio Claro estão a contextualização de Rio Claro na internacionalização, acesso ao mercado internacional, internacionalização na realidade contemporânea, como o Sebrae pode ajudar na internacionalização de micro e pequenas empresas, apoio às exportações pelo InvestSP e internacionalização de municípios: um caminho sem volta.
“O fórum consistiu numa oportunidade dos empresários expandirem seus horizontes e contribuírem para o crescimento de Rio Claro no cenário internacional”, afirma o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Anderson Christofoletti.
O fórum teve as presenças de José Pimenta – doutor em Relações Internacionais (USP); Irene Vida Gala – Embaixadora/Subchefe do Eresp (Escritório de Representação do Estado de São Paulo do Ministério das Relações Exteriores); Mariana Lobato – primeira secretária do Itamaraty em São Paulo; Márcio Guerra – Consultor de Comércio Exterior do Sebrae SP; Angelo Pêpe Agulha – Coordenador, em Sorocaba, do Peiex (Programa de Qualificação para Exportação, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil); Arnaldo Venâncio Oliveira – Coordenador do Peiex Bauru; e Elisabete Donato Alves – Gerente de Competitividade e Exportação – InvestSP.
Foto: Divulgação