Na quinta-feira (29) foi realizado no Centro Cultural Roberto Palmari o primeiro Encontro sobre Empregabilidade da Pessoa com Deficiência. Centenas de pessoas comparecerem ao evento, entre elas pessoas com deficiência, pessoas que atuam na causa dos direitos da pessoa com deficiência e representante de empresas, que puderem conhecer formas de inserção no mercado de trabalho, cota para pessoa com deficiência em concurso público, relatos de pessoas com deficiência já inseridas no mercado de trabalho, capacitação, serviços do Centro Especializado em Reabilitação Princesa Vitória e informações sobre educação financeira. Além disso, foi possível entregar currículos e fazer cadastros com empresas de RH.
Paulo Meyer, assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência, propôs a criação de uma câmara rio-clarense para empregabilidade da pessoa com deficiência, com intuito de reunir poder público, organizações, associações, empresas, grupos de Rh e demais interessados em busca de trabalhar essa temática em conjunto, buscando caminhos para inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Meyer salientou ainda a importância do trabalho na vida das pessoas. “Traz dignidade, autonomia e desenvolvimento pessoal“, afirmou.
O encontro ainda teve a presença da feira de economia solidária, a artesã Bia Reis e alunos da empresa Júnior do Colégio Puríssimo, que apresentaram placas táteis em braille, produzidas em sala de aula.
Também estiveram no evento Maria Lourdes da Silva, assessora dos Direitos Raciais; Laura Rodrigues, da RH Brasil; Eraldo de Camargo, do Grupo de RH Rio Claro; Alan Campos, do Sicoob Cocre; Amanda Farias, do Senac Rio Claro; Dalberto Christofoletti, secretário de Cultura; Claudia Guilherme, secretária adjunto de Cultura; Naira Karine Botton Modelli, secretária adjunto de Administração; Lilian Santos, do Fundo Social de Solidariedade; e Nathalia Rodrigues, da Fundação Municipal de Saúde.
Foto: Divulgação