Um grupo de voluntários fez na manhã de sábado (16) a limpeza nos trilhos da antiga estação ferroviária de Rio Claro, onde funcionava a plataforma de embarque. “A iniciativa, que envolveu atividade física e limpeza de espaço público e é denominada plogging, fez parte do Dia Mundial da Limpeza”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Leandro Geniselli.
A entidade Ploggind Rio Claro coordenou o evento, que resultou na retirada de 260 quilos de lixo do espaço onde estão os trilhos da ferrovia. Tudo foi encaminhado para o aterro sanitário.
A história do plogging começou na Suécia em 2016, quando o corredor Erik Ahlström decidiu recolher o lixo que encontrava durante suas corridas diárias em Estocolmo. Ele criou um grupo no Facebook para incentivar outras pessoas a se juntarem a ele nessa prática, que combinava exercício físico e limpeza urbana. “Plogging” é uma combinação das palavras “plocka upp” (pegar) e “jogging” (corrida), e foi criado para descrever essa atividade.
No bairro Parque Mãe Preta, a prefeitura realizou outra ação de limpeza também no sábado. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos removeu 172 toneladas de lixo e entulho, num mutirão que abrangeu vários pontos do bairro.
O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta, e será realizado pela 6ª vez. Desde 2018, 71 milhões de pessoas saíram às ruas e limparam suas cidades, rios e comunidades.
Foto: Divulgação