Rio Claro realizará a Semana virtual “Ogum e suas origens culturais – A cultura africana entre nós”. A solenidade de abertura será na sexta-feira (23), com a apresentação musical da Banda Odoyá, a partir das 19h30.
Os eventos serão realizados pela Secretaria Municipal de Cultura, por intermédio da Assessoria de Direitos Raciais e apoio do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Rio Claro (Conerc). De acordo com os organizadores, o objetivo é colocar em pauta ações de combate ao racismo, promoção da igualdade racial, luta contra a intolerância religiosa e a influência da cultura africana na formação da cultura brasileira.
“Parabenizo o prefeito Gustavo Perissinotto, o secretário de Cultura Dalberto Christofoletti, Lourdes, assessora dos Direitos Raciais, Janice, presidente do Conselho Municipal da Comunidade Negra, sacerdote André Luis de Moraes e demais envolvidos na realização da programação. Mesmo nesse momento pelo qual estamos passando, com as lives será apresentada a riqueza da cultura afro-brasileira”, comenta o vereador Geraldo Voluntário.
A Semana Ogum e suas origens culturais tem também o propósito de apresentar o quanto a cultura afro-brasileira se faz presente no cotidiano da população e a importância da sua contribuição nas diversas áreas da sociedade.
“A Semana Ogum e suas origens Culturais é um momento privilegiado para entendermos o extraordinário resultado da combinação da cultura negra africana com as demais culturas em nosso país. E, mesmo sempre lembrando a luta contra a escravidão e o preconceito, é importante destacar também a riqueza da cultura negra e sua contribuição artística e no empreendedorismo de Rio Claro”, comenta o secretário de Cultura, Professor Dalberto.
A programação prossegue na terça-feira (27), a partir das 19h30, quando haverá Roda de Conversa África e Africanidades: A Influência da cultura negra na formação da cultura brasileira.
Os eventos da Semana “Ogum e suas Origens Culturais” serão realizados online pelo Facebook do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Rio Claro (Conerc) e transmitidos no link https://www.facebook.com/Conselho-Municipal-da-Comunidade-Negra-de-Rio-Claro-Conerc-104268694719857
Foto: Rede Social/Divulgação