A segunda audiência pública para discutir a implantação do câmpus do IFSP (Instituto Federal de Educação de São Paulo) em Rio Claro será realizada nesta terça-feira (25), a partir das 19 horas, na sede da Acirc (Associação Comercial e Industrial de Rio Claro) que fica na Rua 3 com a Avenida 12, 1.366, no Centro. A reunião e aberta ao público e toda a população do município está convidada a participar, assim como autoridades locais e representantes de entidades como sindicatos, ONGs e associações.
Os participantes vão poder contribuir com a indicação dos cursos que serão implantados na unidade local do instituto que será instalada em espaço cedido pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) na Rua 11 no bairro Santana. A primeira audiência pública, realizada no mês passado na Câmara Municipal, reuniu grande público.
Para o diretor-geral de implantação do Câmpus Rio Claro, Eduardo Modena, a expectativa é apresentar o Instituto à comunidade, com todas as potencialidades de serviços que podem ser ofertados à população. “Esperamos que esse primeiro passo ajude a construir o PDI, o plano de desenvolvimento institucional do novo câmpus, para orientar o processo de implantação dos cursos e das atividades de pesquisa e extensão”, destaca o diretor.
De acordo com o IFSP, “esta será a segunda de três audiências que devem acontecer no processo de apresentação e consulta à comunidade para definição da atuação da nova unidade do IFSP. om isso, serão escolhidos o eixo tecnológico e os cursos mais adequados ao arranjo produtivo local”.
“A expectativa é que a chegada do IFSP traga cursos que capacitem cada vez mais jovens para o mercado de trabalho”, acrescenta o vereador Julinho Lopes, que há anos trabalha pela implantação do câmpus do instituto em Rio Claro.
A proposta da prefeitura é vocacionar o município para o eixo tecnológico, tornando-se um polo de tecnologia e inovação no estado de São Paulo. “Sinto que Rio Claro terá vocação futura será na trilha tecnológica e uma das alavancas necessárias para isso é a formação de pessoas”, disse o prefeito Gustavo Perissinotto na primeira audiência pública.
O Câmpus Rio Claro recebeu autorização do Ministério da Educação (MEC) para ser implantado no modelo de dimensionamento de cargos 40/26, ou seja, permitirá que o câmpus tenha até 40 docentes e 26 técnicos administrativos, chegando a 800 alunos matriculados em cursos regulares. Ao atingir esse número de matrículas, o câmpus poderá pleitear a abertura de mais cursos e contratação de mais servidores junto ao MEC.
Mesmo sem sede própria na cidade, o IFSP já atua no município. Nos últimos anos, o Instituto Federal desenvolveu cursos de formação em parceria com a prefeitura de Rio Claro.
Por Redação DRC / Fotos: Divulgação