O município de Rio Claro realiza nesta quinta-feira (19) a 4ª Conferência Municipal de Economia Popular e Solidária (Conaes). O evento será realizado das 8 às 17 horas no Núcleo Administrativo Municipal (NAM) que fica na Rua 6, nº 3265, no Alto do Santana. A população está convidada a participar da atividade cuja entrada é aberta.
O assunto foi discutido por Bell Rezende no programa Diário MA TV desta quarta-feira (18). De acordo com ela, faz dez anos que o município não realiza a conferência que vem “para conferir o que está sendo feito, analisar a realidade dos empreendimentos solidários e fazer propostas de melhorias para o setor”.
Conforme ela, é importante a participação dos empreendedores, pessoas ligadas à inovação e demais interessados no assunto para impulsionar a economia solidária no município. “A economia solidária é uma forma diferente de produzir de maneira sustentável, fazer autogestão e respeitar o meio ambiente”, explica Bell. Segundo ela, os empreendedores administram seu tempo, produzem sem exploração da mão de obra e vendem sua produção sem a interferência de atravessadores.
A programação da conferência inclui discussão sobre economia solidária, exibição de painéis, além de bate-papo voltado para o tema e sobre trabalho coletivo. Depois dos debates, os grupos se reúnem para elaboração das propostas que serão levadas para a conferência estadual e, se aprovadas, para a etapa nacional que acontecerá de 10 a 13 de abril de 2025, em Brasília (DF). Hoje também serão eleitos os delegados que vão representar a cidade e defender as propostas municipais na etapa estadual.
A entrevista de Bell Rezende, na íntegra, pode ser conferida pelo link https://www.youtube.com/watch?v=urgMxArPM9I
Por Ednéia Silva / Foto: Frame de vídeo