Rio Claro atendeu no sábado e domingo (29) 227 pacientes que aguardavam para fazer cirurgia de catarata. Os procedimentos foram realizados no terceiro mutirão de cirurgias de catarata, que no início do mês já tinha atendido 362 pessoas, totalizando 589 intervenções cirúrgicas.
“Proporcionar para a população o melhor atendimento em saúde é uma de nossas prioridades e, com os mutirões, reafirmamos esse compromisso com a comunidade”, destaca o prefeito Gustavo. Nos dois mutirões anteriores, o município totalizou cerca de 700 cirurgias.
Os pacientes que passaram pelo procedimento no sábado, já no domingo compareceram para a consulta pós-operatória. Quem fez a cirurgia no domingo esteve nesta segunda-feira (30) em consulta no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead).
“Dos pacientes que participaram deste terceiro mutirão há os que precisarão operar também o segundo olho”, observa Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde. Essas cirurgias têm previsão para acontecer nos dias 18 e 19 de novembro.
O terceiro mutirão de cirurgias de catarata é resultado de parceria entre a Fundação Municipal de Saúde, governo estadual e Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro. A ação também conta com investimentos de R$ 1,2 milhão, de emendas parlamentares de dois deputados estaduais. O vereador Julinho Lopes articulou a destinação dos recursos com o deputado Delegado Olim, e ambos acompanharam o mutirão no sábado. Os recursos enviados pelo deputado Alex de Madureira, foram conseguidos a partir de articulação do vereador Diego Gonzalez.
Foto: Divulgação