A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro publicou nessa segunda-feira (23), no Diário Oficial do Município, portaria com as regras para o fechamento do comércio, como medida de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), conforme quarentena decretada pelo governo estadual em todos os municípios.
O prefeito João Teixeira Junior solicita a colaboração dos comerciantes e da população para evitar a disseminação da doença na cidade. “Pedimos a colaboração de toda a sociedade para combater essa doença, que é um problema de todos nós. Vamos nos unir para que possamos enfrentar este momento difícil de pandemia”, solicita Juninho, frisando que haverá fiscalização municipal para garantir o cumprimento das medidas.
A portaria determina a suspensão de atendimento presencial ao público “em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, especialmente em casas noturnas, centros comerciais, condomínios de lojas, galerias e estabelecimentos congêneres, academias e centros de ginástica”. Proíbe também o “consumo local em bares, restaurantes, padarias e supermercados”.
O fornecimento de alimentos prontos pode ser feito apenas no sistema delivery, com entregas na casa Rio Claro publica regras para o comércio no enfrentamento do coronavírus Associação representante do setor cerâmico solicitou medidas para atenuar os reflexos da crise Vivian Guilherme Representantes da Aspacer (Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento) estiveram reunidos, nessa segunda-feira (23), com o prefeito de Santa Gertrudes, Rogério Pascon, o vice-prefeito de Rio Claro, Cel. Bellagamba, e o secretário de governo de Cordeirópolis, Bruno Oliveira.
O objetivo é manter um diálogo constante para aprimorar as ações no combate ao coronavírus. Segundo o diretor de Relações Institucionais e Governamentais, Luís Fernando Quilici, algumas cerâmicas adotaram a paralisação, mas a maioria continua operando.
Ele conta que uma das solicitações feitas pela Aspacer ao governador João Doria foi atendida nessa segunda- -feira (23). “Doria anunciou uma medida que solicitamos, para que não houvesse multa por parte da distribuição do gás, referente ao consumo mínimo pelas indústrias”, destacou, explicando que a distribuidora de gás para as cerâmicas aplica multas no caso de a empresa consumir a mais ou a menos do valor contratado.
“Com essa situação que estamos enfrentando, é fato que o consumo vai diminuir, por isso solicitamos providências, que foram atendidas, não haverá multa”, declarou. Ainda, no sábado (21), foi realizada assinatura de um aditivo junto ao sindicato da categoria, para a antecipação de férias e outras medidas para atenuar os reflexos da crise no setor. Aspacer se reúne com prefeituras e toma providências COVID-19 Mortes no Brasil sobem para 34 e casos confirmados são 1.891 do consumidor.
No caso do comércio ambulante de alimentos, os profissionais regularizados poderão operar em regime de “drive-thru”. “A recomendação é para que as pessoas fiquem em casa e só saiam em caso de necessidade, como para alimentação, cuidados de saúde e outras atividades essenciais”, orienta o secretário municipal de Saúde, Maurício Monteiro. O funcionamento é permitido para atividades consideradas essenciais, como hospitais, farmácias, supermercados, açougues e padarias.
Esses estabelecimentos devem adotar medidas para controlar o fluxo e evitar aglomeração de pessoas em ambientes fechados. Também estão autorizados a funcionar os postos de combustíveis, depósitos de gás, oficinas de veículos automotores, depósitos de material de construção, bancas de jornal, serviços de segurança privada, bancos e lotéricas (com controle de fluxo), serviços de limpeza e coleta de lixo.
A fiscalização será feita pela Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, que poderão aplicar as sanções previstas na legislação em caso de descumprimento. A portaria na íntegra pode ser conferida na edição do Diário Oficial do Município dessa segunda-feira (23), que pode ser acessado no site da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br)
Foto: Divulgação