Em decreto publicado no Diário Oficial dessa sexta-feira (5), o prefeito Gustavo Perissinoto determinou que as aulas presenciais nas escolas públicas estaduais e municipais de Rio Claro estão suspensas por tempo indeterminado.
Ainda, segundo o documento, devido à suspensão, cumpre à Comissão Intersetorial de Acompanhamento do Retorno àsAulas (CIAR), criada através do Decreto Municipal nº 11.943, de 22 de setembro de 2020, dar prosseguimento ao plano de retomada das aulas presenciais do ano letivo de 2021, para a rede pública municipal de ensino de Rio Claro, a partir das diretrizes emanadas por autoridades sanitárias.
Os aspectos a serem analisados pelo CIAR são aqueles referentes aos protocolos de saúde e higiene a serem observados pelas escolas públicas, o calendário escolar, as ações preventivas à evasão escolar e a proposta do plano didático.
De acordo com o decreto, as aulas presenciais retornarão ao modo presencial tão logo as escolas da Rede Municipal e Estadual de Rio Claro estejam em condições físicas, materiais e sanitárias para uma retomada segura das atividades e desde que a situação dos leitos nos hospitais públicos esteja menos caótica do que se encontra no presente momento.
Apesar da suspensão do retorno às aulas presenciais para as redes públicas estaduais e municipais de Rio Claro, conforme o decreto, será dado prosseguimento ao trabalho pedagógico e de formação de professores para que as crianças não fiquem sem o acompanhamento necessário enquanto durar a situação pandêmica no município.
A entrega aos alunos de atividades no formato de aulas remotas retorna no dia 22 de fevereiro para toda a Rede de Ensino Municipal e equipes gestoras e de professores, que estão passando por preparação para este trabalho, informa o decreto.
Por Vivian Guilherme / Foto: Divulgação