A chuva que caiu na quarta e quinta-feira em Rio Claro fez cair a temperatura na cidade, uma prévia do inverno que chega oficialmente no próximo dia 21. No início da semana, a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta sobre a queda brusca de temperatura no estado neste fim de semana com mínimas variando de 4°C a 13°C com sensação térmica que podem chegar até 2°C.
A previsão se confirmou em Rio Claro. As temperaturas caíram já na quarta-feira (14) e a previsão é que continuem baixas pelo menos até domingo. De acordo com Carlo Burigo, técnico da estação meteorológica do Ceapla/Unesp, a mínima registrada nesta sexta-feira foi de 12.3°C às 8h15 e máxima foi de 17.9°C.
Apesar do frio, essa não foi a mais baixa temperatura registrada neste ano na cidade. Segundo Burigo, esse recorde ocorreu no dia 16 de maio quando os termômetros marcaram 6.4°C. Porém, como o inverno ainda não chegou oficialmente, essa marca pode ser superada. A previsão do Ceapla é de um fim de semana frio em Rio Claro com temperaturas mínimas prevista entre 8°C e 10°C e máximas entre 17°C e 19°C.
Diante deste cenário, a Defesa Civil do Estado orienta toda população sobre os cuidados que devem ser tomados nesse período para evitar problemas de saúde. “No frio extremo, as pessoas podem sofrer de hipotermia. Crianças e idosos são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Mantenha-os agasalhados”, recomenda.
Além disso, a entidade aconselha ainda que “em virtude das doenças oportunistas que incidem mais no período do frio (gripe, resfriado, pneumonia e meningite) é essencial tomar medidas simples, como evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além de higienizar frequentemente as mãos”.
Em Rio Claro, a prefeitura realiza a Operação Inverno para acolher as pessoas em situação de rua e seus pets. O serviço 24 horas é feito por meio da Associação Luz do Mundo e o trabalho de abordagem é realizado pelo Serviço Especializado em Abordagem Social. Quem vir pessoa em situação de rua ao relento no frio pode ligar para os telefones (19) 9.7130-5502 (Luz do Mundo), (19) 3522-1930 (Desenvolvimento Social) e 9.8912-1129 (casa de Passagem).
Por Ednéia Silva / Foto: Agência Brasil