A prefeitura de Rio Claro está pleiteando ao governo federal um ônibus para o transporte de idosos, além de outros equipamentos públicos. O pedido foi apresentado nesta terça-feira (27) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, ao secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Fernandes Toninho Costa, que tem sua pasta vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O prefeito Juninho participou da reunião acompanhado de Ricardo Gobbi e Silva, secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento.
“Solicitamos mais um veículo para atender nossos grupos de terceira idade em suas atividades”, explica Juninho, lembrando que hoje o Fundo Social de Solidariedade disponibiliza ônibus para viagens de lazer dos idosos mediante agendamento prévio. O prefeito lembra que o ônibus atualmente em uso foi conseguido há anos com emenda do ex-deputado estadual Aldo Demarchi.
A presidente do Fundo Social, Paula Silveira Costa, reforça a importância do município poder disponibilizar transporte aos grupos de terceira idade. “As viagens e atividades que desenvolvem contribuem para a qualidade de vida dessas pessoas”, destaca Paula.
Para a assessora municipal de Políticas Públicas para os Idosos, Néia Magalhães, “as ações voltadas aos grupos de terceira idade é um reconhecimento do município a tudo que estas pessoas já fizeram pela comunidade”.
Na reunião desta terça-feira (27), o prefeito Juninho da Padaria apresentou ao secretário Antonio Costa alguns dos projetos desenvolvidos pelo município voltados para os idosos, como ao Núcleo de Orientação ao Idoso implantado em 2018, a Patrulha do Idoso criada neste ano, o Centro Dia do Idoso, entre outros serviços. Além disso, o município se destaca por ter 80 grupos de terceira idade e uma grande população idosa.
“Fiquei muito feliz em ver que Rio Claro é referência em serviços voltados para o público idoso. O secretário nos cumprimentou pelo trabalho realizado e manifestou o desejo de visitar Rio Claro para conhecer nossas ações e projetos”, comenta Juninho, informando que os pleitos feitos ao secretário também foram apresentados ao deputado federal Miguel Lombardi que vai acompanhar o assunto.