Com o anúncio do Governador João Doria na segunda-feira (12) sobre a inclusão de 778 escolas da rede pública estadual, de 118 cidades, ao Programa de Ensino Integral (PEI) a partir de 2022, a cidade de Rio Claro passa a contar com oito unidades ofertando o PEI, sendo que, sete delas já em funcionamento: Escola Estadual Professora Carolina Augusta Seraphim, na Vila Indaiá, E.E. Prof° João Batista Leme, Vila Alemã, Joaquim Ribeiro, no Centro, Marciano de Toledo Piza, Cidade Nova, Escola Estadual Prof. Nelson Stroili, no Jardim Ipanema, região do Cervezão, Escola Estadual Raul Fernandes Chanceler, Vila Operária e Roberto Garcia Losz no Jardim Boa Vista. Para o próximo ano o PEI será oferecido também na E.E. Cel Joaquim Salles, no centro.
A Dirigente Regional de Ensino de Limeira que engloba Rio Claro, Magda de Moraes conversou com o Diário e explicou o funcionamento e benefícios do Programa de Ensino Integral (PEI). Segundo ela, a demanda é grande no município. “Nas escolas que já funcionam, estão trabalhando praticamente no limite de vagas, a procura é grande. Especialmente no ensino fundamental que só a Carolina Augusta atende no momento, então alguns alunos estavam ficando sem o acesso e agora com o Joaquim Salles e o Batista Leme, nesse triângulo razoável de abrangência, vamos conseguir muitos alunos para o ensino fundamental”, observou.
A Dirigente destaca que quem optar pelo Programa deve seguir a carga horária oferecida, visto que o modelo atual é diferente do que era oferecido no passado. “A Escola de Tempo Integral tem o período fechado de 9 horas, ou de 7 horas, é diferente da antiga escola de período integral que tinham oficinas, flexibilizava para o aluno. A escola de tempo integral não é assim, é fechado o período e sempre com atividades de aprendizagem, todas, que fazem parte da grade”, destaca Magda, ressaltando que o ensino noturno continua sendo ofertado em outras escolas do município para aqueles que não podem aderir ao PEI, por motivo de trabalho, por exemplo.
As escolas com PEI oferecem Ensino fundamental II e Médio, mas cada uma tem uma característica, destaca Magda, como por exemplo a Carolina Augusta que até então, era a única com fundamental. Batista Leme oferece os dois com turno de 7 horas. O Joaquim Salles terá fundamental com turno de 9 horas.
BENEFÍCIOS
Entre os benefícios a dirigente destaca a redução de faltas do professor. “Importante destacar, porque a comunidade quer tanto o PEI. É uma escola que não tem falta de professores para as aulas, o professor já normalmente não falta, está o dia inteiro na escola e é mais tranquilo, não temos problema com aula vaga.”
AULAS DIFERENCIADAS
Outro ponto importante mencionado pela dirigente se refere ao conteúdo diferenciado que é oferecido aos alunos. “Apesar de já ter na regular, mas no PEI é um pouco diferenciado, são as aulas de projeto de vida, aulas de protagonismo juvenil que, na regular nós não temos, orientação de estudos. Eles têm clubes juvenis onde podem manifestar esse protagonismo. Tem tutores que acompanham a aprendizagem do aluno, independentemente de ser aluno dele ou não. É o aluno que escolhe esse tutor que toma conta da aprendizagem, que senta e conversa para saber as dificuldades e o que pode fazer para melhorar, ou seja toda orientação de apoio. Os líderes de turma são muito ativos. Tem equipe de alunos que fazem o acolhimento dos alunos novos. Então é um sistema extremamente interessante e traz resultados fantásticos no aprendizado desses alunos”, avalia.
Quanto à demanda de professores, Magda observa que não necessariamente vão precisar ampliar o número de educadores. “Nesse momento, em 2021, não podemos tomar providência nenhuma por causa da Lei Federal que proíbe qualquer tipo de aumento de gasto. Para o ano que vem nós temos categoria “O” que nos auxilia. Tem o cadastro emergencial, os professores estão podendo se inscrever para dar aula. Nessas escolas que são PEI eles já têm quadros de professores fechados e quando a escola vai se tornar PEI é feita uma pesquisa de intenção dos professores, o professor que está na escola tem prioridade para permanecer, então não acaba a atribuição e começa tudo de novo, não é assim. A oportunidade dos professores permanecerem também facilita a continuidade do trabalho e não há a necessidade de contratação de toda uma equipe nova”, explica.
Os professores interessados em se inscrever no cadastro emergencial precisam ficar atentos à abertura que pode ser acompanhada no site da Diretoria de Ensino. De acordo com a dirigente, no momento ainda estão com uma listagem dos inscritos no último cadastro. As atribuições acontecem semanalmente.
Em todo o estado com o anúncio da inclusão, 1.855 escolas no total serão atendidas pelo PEI. A expectativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado. Atualmente, são 437 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades. A ampliação é resultado da participação das 91 Diretorias de Ensino (DEs) no processo de adesão deste ano, disponibilizado entre março e junho.
Por Janaina Moro/Vivian Guilherme / Foto: Diário do Rio Claro