De 5 a 7 de março, no Centro Paralímpico Brasileiro, a Organização Nacional dos Cegos do Brasil (ONCB) realizou o Encontro Nacional dos Cegos do Brasil. “É fundamental a nossa participação em movimentos como este, onde buscamos conhecimento e troca de experiências”, observa Paulo Meyer, assessor dos direitos da pessoa com deficiência, que representou Rio Claro no encontro. “Pudemos opinar e debater o futuro do movimento das pessoas com deficiência visual no Brasil”, acrescenta Meyer.
O encontro teve como objetivo debater o presente e pensar em soluções e ideias para impulsionar o futuro do movimento de pessoas com deficiência visual no País. Cerca de 380 estiveram presentes, incluindo representantes de organizações, coletivos e pessoas com deficiência visual.
Estiveram presentes no encontro Mizael Conrado (presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro), Cid Torquato (Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo), Moisés Bauer (representante do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência), Beto Pereira (eleito presidente da ONCB, ao final do encontro ), Matias Emmanuel Ferreyra (Secretário de Direitos Humanos e Assuntos Legais da Federação Argentina de Inclusão dos Cegos) e Javier Güemes (diretor de Relações Institucionais do Grupo Social ONCE).