Fazer evidenciar as coisas boas alusivas a Rio Claro, a despeito dos muitos problemas que, cotidianamente, vêm à tona – que, importante ressaltar, são inerentes à maioria dos municípios brasileiros. Este é o desígnio da campanha “Rio Claro Minha Cidade”, de iniciativa popular. De acordo com José Afonso Baldissera, publicitário e jornalista, essa campanha é um resgate da cidadania. “Com a modernidade e as tecnologias digitais, estamos nos distanciando e perdendo o contato.
As pessoas estão cada vez mais individuais e restritas a informações em telas e displays. Com isso, estamos perdendo o que é mais inerente ao homem: a proximidade, o comprometimento com o espaço que ele frequenta ou vive, com a família, amigos e com sua cidade”, expõe Baldissera, um dos incentivadores da ação. Conforme ele, “Rio Claro Minha Cidade” é um movimento que está sendo lançando sem nenhum compromisso, especialmente o político. “É uma iniciativa do jornalista José Roberto Santana, que a Publish Propaganda se engajou, e vamos disseminar por toda a cidade com apoio das pessoas, dos empresários e da imprensa.
Estamos produzindo adesivos e distribuindo com o apoio das empresas que estão patrocinando a impressão. A ideia é ter esses adesivos em carros, nas vitrines ou onde seja visível para transmitir a mensagem de convite à cidadania”, acrescenta. Baldissera pondera que Rio Claro sempre foi uma cidade exemplar, e sua população mais ainda. No entanto, lastima e avalia: “Pena que estamos perdendo um pouco dessa dedicação e amor de onde vivemos. O resgate da cidadania é um motivo para voltarmos a cuidar melhor, ajudar a melhorar cada espaço, se dedicar a fazê-la cada vez melhor.
Vamos manter nossa Cidade Azul como sempre foi: azul, receptiva, de muitas amizades, de respeito às pessoas e às instituições, à história e preservar tudo que está ao nosso redor.” Por fim, deixa uma sugestão: “Rio Claro sempre foi palco de grandes feitos no passado. Daqui podemos lançar mais uma campanha. Como vamos resgatar a cidadania local, que tal estender isso para o Brasil? Colocar a Bandeira Brasileira em destaque nas fachadas, nos estabelecimentos, nos locais públicos. Nos Estados Unidos, ela é o símbolo maior do país, está em todas as partes, lembrando cada americano que é o seu país, seu lar, seu espaço. Provocando um sentimento patriótico sem igual.”
O jornalista José Roberto Santana, responsável pela ideia – conforme mencionou Baldissera –, assevera que a qualidade de vida em Rio Claro vai depender das pessoas sentirem que pertencem à cidade e que a cidade pertence a elas. Sem isso, a tendência é que haja aumento da violência urbana. “As pessoas que não se sentem participantes do meio em que vivem tendem a se tornar predadoras. Rio Claro já sofre este tipo de problema com as práticas de vandalismo”, ajuíza. Santana, por outro lado, acredita que ainda haja tempo para tomar providências por parte da sociedade civil. “Debates sobre questões políticas e sociais há bastante. O que falta é alimentar a questão dos sentimentos, da afetividade, como o amor pela cidade, por exemplo”, acrescenta.
Convidado pela reportagem para discorrer acerca da campanha e de seu propósito, José Antonio Carlos David Chagas, professor e jornalista, avalia: “Se me perguntam a respeito de Rio Claro, a cidade que me viu crescer, para contar o que de bom existe aqui, sempre faço análise objetiva que permita entender o que realmente sinto pela Cidade Azul e amada, como ensinou Cida Bilac. E prontamente me pergunto: terá havido em Rio Claro, alguém que amasse mais a cidade que ela? ‘Amo-te tanto’, revela a poetisa, ‘que impossível fora saber quanto’. Cida Bilac Jorge, para mim, é ícone na cidade de Rio Claro”, destaca.
No entanto, revela uma tristeza: “Como se esquecem com rapidez absoluta do patrimônio cultural da cidade? As gerações que vieram depois da enfermidade que matou Cida Bilac, como saberão dela e o que, se não há na cidade nada que perpetue seu nome? Uma biblioteca, talvez, na Câmara Municipal, que, apesar de importante, nunca teve nada a ver com a Educadora que foi Cida Bilac. Como ela, quantos mais? Muitos”, lastima Chagas. Não obstante, faz alusão “a outros dados que fazem do azul do céu, manto protetor”. “É uma cidade acolhedora.
Deve, com isso, agradar aos olhos de Deus. A impressão que tenho, houvesse políticas públicas adequadas, muitos destes que vêm por não ter aonde ir, poderiam encontrar em Rio Claro espécie de porto seguro. Houvesse compromisso com a cidade, com os tantos milhares de habitantes que aqui vivem, Rio Claro alcançaria posição privilegiada no ranking das cidades paulistas. Se faz parte dos que foram escolhidos para trabalhar pela cidade, faça por ela, traga benefícios a seu povo, ajude-a a desenvolver-se. Crescer, não! Tem bom tamanho. Precisa é criar oportunidades de trabalho, alargar-se culturalmente, vibrar. E continuar fazendo de sua boa gente o que de melhor oferece a si mesma, ao estado de São Paulo, ao Brasil.”
Participe da campanha
Um adesivo foi produzido para que a campanha tenha um engajamento maior. Aos interessados (empresas e munícipes), pode-se copiar mantendo a forma e colocando a marca no espaço reservado. Caso não tenha como copiar, basta solicitar a José Afonso Baldissera, na Publish Propaganda (Rua 5, 626), com preço de custo. Qualquer pessoa pode copiar mantendo o padrão e divulgando sua marca no espaço reservado ao logo que, na amostra atual, está como Publish.
Fotos: Divulgação