A prefeitura de Rio Claro celebrou na segunda-feira (2) parcerias com 23 Organizações da Sociedade Civil do terceiro setor para atendimento na área social do município. Para isso, estão sendo investidos 17 milhões de reais ao ano, com recursos majoritariamente municipais.
“Por meio destas parcerias garantimos o atendimento a cerca de 4 mil famílias por mês, em serviços que atuam na prevenção, proteção e garantia de direitos”, observa Vilma Spricigo, secretária do Desenvolvimento Social. Os atendimentos incluem crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.
“Diante da importância dos serviços que são realizados não poupamos esforços para que essas pessoas recebam o melhor atendimento”, destaca o prefeito Gustavo.
As parcerias foram celebradas a partir de chamamento público e contemplam proteção social básica, proteção social especial de média complexidade e proteção social de alta complexidade. Na proteção social básica estão serviços de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e também proteção social no domicílio para pessoas em isolamento social.
A proteção social especial de média complexidade abrange os Centros Dia do Idoso, Centro Dia da Pessoa com Deficiência e serviço especializado no domicílio para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias. Já a proteção social especial de alta complexidade envolve acolhimento para crianças e adolescentes em situação de risco; mulheres em situação de violência; idosos em situação de risco; e pessoas em situação de rua. Há ainda os serviços complementares, que incluem serviços de garantia de direitos, programa Banco de Alimentos e serviço de inclusão social e produtiva (qualificação profissional).
“Além dos serviços executados por meio de parcerias, a prefeitura mantém outros atendimentos sociais executados diretamente pela Secretaria do Desenvolvimento Social”, pontua Irineu Sentinella Neto, chefe de gabinete da Secretaria do Desenvolvimento Social. São 16 serviços de proteção social básica; três serviços de proteção social especial de média complexidade; e nove serviços complementares. O município também mantém dois importantes programas municipais de capacitação para o trabalho e renda solidária, que atendem em média 700 famílias ao mês, possibilitando o acesso à renda, alimentação e garantia de seus direitos. Os investimentos em ambos programas municipais de transferência de renda direta a população ultrapassam os 5 milhões ao ano. Para as pessoas que tiverem dúvidas, a Secretaria do Desenvolvimento Social disponibiliza o telefone 3522-1930.
Foto: Divulgação