Rio Claro vem registrando alta nos números diários de coronavírus. O boletim divulgado na quarta-feira (9) pela Secretaria Municipal de Saúde aponta 54 novos casos, totalizando 5.715 casos desde o início da pandemia. Só neste mês foram 335 novos casos da Covid-19 no município, com média de 37,22 novos casos por dia, o triplo do registrado em novembro, quando a média diária de novos casos foi de 12,2.
“A situação pede que todos estejam em alerta, principalmente no que se refere às medidas preventivas, que não podem ser deixadas de lado, pelo contrário, devem ser redobradas”, destaca o prefeito em exercício Marco Antonio Bellagamba.
Para reforçar a importância dos cuidados preventivos, equipes da Vigilância Sanitária estão intensificando as vistorias nos estabelecimentos comerciais e as orientações aos comerciantes. “Com o empenho de todos podemos reverter a situação, sem que seja necessário adotar medidas mais rígidas”, acrescenta Bellagamba.
Os critérios para funcionamento do comércio incluem regras de higienização e limite de capacidade de uso do espaço, além do uso de máscara, que permanece obrigatório. Festas com aglomerações não são permitidas e a Guarda Civil Municipal atua também nesta fiscalização.
“Ainda estamos na pandemia e evitar aglomerações é uma das principais maneiras de evitar transmissão e contágio pelo coronavírus”, destaca Maurício Monteiro, secretário de Saúde, acrescentando que o andamento da pandemia é monitorado constantemente em Rio Claro para que o poder público possa readequar as medidas de acordo com a situação epidemiológica.
O boletim desta quarta-feira indica 51 pessoas hospitalizadas por coronavírus, sendo 23 em leitos públicos e 28 em leitos particulares. Deste total, 17 pessoas estão em UTI. O município tem 150 óbitos provocados pela Covid-19 desde o início da pandemia.
Foto: Itamar Crispim/Fiocruz