Quase 700 pacientes serão atendidos no terceiro mutirão de cirurgias de catarata, em Rio Claro. Os atendimentos começam nesse sábado e domingo (15) e prosseguem nos dias 28 e 29 de outubro. Serão 170 cirurgias em cada um dos quatro dias, alcançando neste terceiro mutirão o total de cirurgias dos dois mutirões anteriores.
“Com mais 700 cirurgias, iremos dobrar o total de cirurgias oftalmológicas realizadas em mutirões, impactando positivamente a vida de muitas pessoas, o que reafirma o nosso compromisso em ter a saúde como uma das nossas prioridades”, observa o prefeito Gustavo.
As cirurgias serão no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead). “A Fundação Municipal de Saúde está entrando em contato com os pacientes para informar sobre o agendamento”, observa Alcione Buzo, diretora do departamento de gestão do SUS da FMS.
A catarata é uma doença que compromete a visão, deixando-a opaca. “Na cirurgia é feita a retirada do cristalino opaco e a introdução de uma lente intraocular, o que representa grande ganho para a visão do paciente”, explica o médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação de Saúde.
Em primeira etapa os pacientes passarão por cirurgia em um dos olhos e, posteriormente, será feito o agendamento para o procedimento no segundo olho dos pacientes que tiverem essa necessidade.
Esse mutirão de cirurgias de catarata é resultado de parceria entre a Fundação Municipal de Saúde, governo estadual e Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro. A ação também conta com investimentos de R$ 1,2 milhão, que são de emendas parlamentares dos deputados estaduais Delegado Olim e Alex de Madureira, conseguidos a partir de articulação dos vereadores Julinho Lopes e Diego Gonzalez.
Foto: Divulgação