Com previsão de 60 leitos de internação para média complexidade, incluindo pequenas cirurgias, o Hospital Público Municipal de Rio Claro começou a ser construído no Cervezão. “Este hospital é um sonho muito antigo dos rio-clarenses, que temos a alegria de fazer os encaminhamos para que se torne realidade”, afirma o prefeito Gustavo que, na semana passada, anunciou o início das obras.
A Construtora Rodrigues e Penteado, contratada para construir o prédio, iniciou os trabalhos na quarta-feira (1). O projeto executivo prevê prazo de 14 meses para a construção, em obra de R$ 6,3 milhões, valor 18% abaixo do previsto na licitação. A estimativa é de investimentos de R$ 2 milhões para móveis e equipamentos.
Este novo serviço de saúde hospitalar irá integrar o complexo de saúde do Cervezão, que terá ainda o pronto atendimento, a unidade básica de saúde, a farmácia municipal e o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), serviços já instalados no mesmo quarteirão do bairro Cervezão.
O PA do Cervezão continuará funcionando, mesmo após a inauguração do hospital. Atualmente, o PA tem 24 leitos de curta permanência e oito leitos para covidário. “Aquela é uma região de Rio Claro que reúne mais de 40 mil habitantes e, além disso, um complexo de saúde lá vai melhorar muito a saúde da cidade como um todo”, afirmou Gustavo.
Em sua construção, além de investimento municipal, o hospital público terá recursos federais, conseguidos por meio de emenda do deputado federal Miguel Lombardi. O município também conta com parceria do Claretiano – Centro Universitário, que inclusive contratou o projeto executivo para a obra, etapa que antecedeu a abertura da licitação.
Foto: Divulgação