As famílias residentes nos distritos de Rio Claro que precisam dos serviços de assistência social terão um atendimento mais próximo e facilitado. A prefeitura está colocando em funcionamento o Cras Volante, que irá percorrer os distritos para orientação e atendimento às famílias.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Vilma Pereira de Souza Sprícigo, explica que a equipe volante do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) se caracteriza pelo deslocamento de dois assistentes sociais, um educador social e um motorista para áreas rurais e distritais do município. “A finalidade é levar informações, como também realizar orientações, atendimentos, acompanhamentos e encaminhamentos para facilitar o acesso da população aos serviços, projetos, programas e benefícios de assistência social”, afirma Vilma Sprícigo.
O calendário estabelecido pela prefeitura levará o Cras Volante ao distrito de Batovi às segundas-feiras, em Ajapi e Itapé às terças, em Assistência às quintas e, em Ferraz, às sextas-feiras.
A equipe volante atende famílias cadastradas no Cadastro Único para programas sociais, como Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para idosos e pessoas com deficiência, entre outros e também famílias referenciadas aos Cras dos territórios. Outra função do Cras volante é encontrar novas famílias e/ou indivíduos ainda não cadastrados ou não inseridos na política de assistência social.
O Cras Volante permite ao município um contato direto de sua política de assistência social com os moradores das comunidades rurais por meio da apresentação e da aproximação entre a população e os profissionais do Cras. De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Social, a iniciativa permite que os profissionais conheçam os usuários e o território, o que facilita o levantamento das demandas individuais e coletivas para implementação das políticas públicas.
Além disto, o Cras Volante desenvolve serviços para identificar as vulnerabilidades e as potencialidades de cada território, facilita o acesso da população a direitos sociais, e desenvolve uma metodologia de trabalho social de caráter descentralizado e participativo.
Foto: Divulgação