Que tal um bom livro para ler na quarentena, e ainda por cima praticamente sem custo?
Com um acervo que cresce a cada dia, “A Casinha” é o novo ponto de troca de livros de Rio Claro, oferecendo os mais diferentes gêneros para leitores de todas as idades.
O espaço, que fica situado na Rua 5 nº 13, entre avenidas 21 e 23, na Cidade Jardim, funciona de segunda a sábado, das 8 às 18 horas.
Ali os interessados podem trocar, comprar um livro a preço simbólico e também fazer suas doações para ampliação do acervo, permitindo que outra pessoa aproveite as leituras que você já fez, e você leva outros que tiver interesse.
Conforme explica o idealizador do espaço, Renato Tobaldini, o principal objetivo é atuar na democratização do acesso ao livro. A leitura, a qualquer tempo, é sempre importante. Neste momento de isolamento social, ainda mais.
Conforme explica, “a ideia surgiu através de um estudo feito sobre como viabilizar o acesso à leitura nas classes menos favorecidas e de que forma elevar o número de livros lidos por pessoa, através de um consumo sustentável e colaborativo. O resultado apontou para a grande quantidade de livros que temos em estantes estagnadas e repletas de poeira e que podem ser repassados a outros leitores sem o custo habitual e com a garantia da valorização do produto, ou seja, livros que passam a valer como moeda própria na busca do conhecimento”, completa.
O acervo foi iniciado com cerca de 100 livros e hoje conta com pouco mais de 5.000 títulos de diversos assuntos para qualquer idade, incluindo livros didáticos, apostilas, enciclopédias e gibis.
Renato explica que este acervo “está sendo formado através de doações recebidas em sua grande maioria de leitores de Rio Claro e de compras de saldos de editoras, distribuidores, livrarias e sebos de São Paulo com os quais tivemos parceria no mercado livreiro durante 15 anos”.
O perfil do leitor que mais frequenta A Casinha é o feminino adolescente e adulto, seguido pelo público infantil. O funcionamento da Casinha se mantém através do valor de R$2 cobrado por livro trocado e com a revenda de obras adquiridas e repassadas aos leitores com preços mais baixos do que os aplicados normalmente pelas livrarias. “Não visamos lucros, mas sim, o sustento da operação e de seus colaboradores”, ressalta.
Os livros didáticos são todos gratuitos, sem a necessidade da troca.
Você pode acompanhar e obter mais informações sobre o projeto nas redes sociais: https://www.instagram.com/a_casinha_/?hl=pt-br e https://www.facebook.com/pontodetrocadelivros.
Fotos: Divulgação