O município de Rio Claro está ganhando o Grupamento de Ronda Escolar (GRE) para ampliar a segurança nas escolas municipais. Decreto que institui o grupo foi publicado no Diário Oficial do Município na terça-feira (18). O GRE irá funcionar no âmbito da Guarda Civil Municipal (GCM) e tem como principal finalidade a realização do policiamento preventivo nas escolas municipais.
“A finalidade principal do GRE é possibilitar a execução de policiamento preventivo nas escolas municipais do município, atuando mediante planejamento específico, isoladamente ou em apoio às diversas equipes que compõem as ações preventivas da Guarda Civil Municipal de Rio Claro”, diz o artigo 6º do decreto.
O Grupamento de Ronda Escolar é mais uma iniciativa que visa coibir a violência nas escolas, assunto que ganhou grande repercussão nos últimos dias diante de ataques recentes ocorridos em São Paulo, Blumenau e outras partes do país.
“Esta nova medida também irá colaborar para maior tranquilidade da comunidade escolar”, afirma o prefeito Gustavo que, na semana passada, anunciou uma série de medidas com este objetivo como a instalação de câmeras de monitoramento e “botão do pânico” nas escolas municipais.
De acordo com o decreto, o GRE funcionará em parceria entre as secretarias de Segurança e Defesa Civil e Educação. Para isso, será criada uma comissão gestora do programa com participação de representantes das secretarias de Segurança e Educação, da Guarda Municipal, do Conselho de Segurança (Conseg) e de estudantes (maior de idade) ou pais de alunos.
O Grupo de Ronda Escolar será formado por oito guardas civis municipais e realizará treinamentos aos diretores e demais integrantes das escolas municipais. “Nesta quarta-feira (19) já estivemos reunidos com diretores de escolas para tratar do assunto, passando orientações sobre como encaminhar situações atípicas no ambiente escolar”, informa Joelma da Silva, comandante da Guarda Civil Municipal.
O GRE deverá ser utilizado para fazer patrulhamento das escolas municipais, monitorar as entradas e saídas dos alunos das instituições de ensino, auxiliar a travessia dos alunos e responsáveis nas faixas de pedestres em frente às escolas, realizar rondas periódicas nos entornos e dentro das escolas, manter contato com diretores ou inspetores de alunos durante as rondas nas escolas, participar de reuniões nas escolas, além de mapear as escolas com os maiores problemas e planejar ações para resolver ou amenizar os problemas de segurança, internos e externos nas unidades escolares.
Por Redação DRC / Foto: Divulgação