Rio Claro agora conta com Comitê Técnico de Saúde da População Negra, criado a partir de decreto do prefeito Gustavo para subsidiar o avanço da equidade na atenção à saúde da população negra no município. Os membros foram empossados durante o 1º Fórum de Saúde da População Negra, que Rio Claro realizou na sexta-feira e no sábado (11).
A atividade promoveu diálogos sobre saúde e bem viver da população negra, abordando prevenção, promoção e atenção à saúde da população negra na rede de saúde do município. Para isso, o evento teve participação de Stephany Damasceno, assessora técnica para equidade racial em saúde do Ministério da Saúde, e, por videoconferência, de Flávia Alessandra de Souza, professora e socióloga rio-clarense que estuda o tema. A programação incluiu rodas temáticas e apresentações culturais.
A implementação da política nacional de saúde integral da população negra no âmbito municipal está prevista no plano municipal de saúde para os anos 2022 a 2025.
O Comitê Técnico de Saúde da População Negra é composto por representantes da Fundação Municipal de Saúde; da Assessoria Municipal dos Direitos Raciais; de entidades e movimentos sociais relacionados com a população negra; e de instituições de ensino ou pesquisadores autônomos e livres docentes. Os membros titulares são: Ana Lucia Vicente de Oliveira; Amanda Ribeiro dos Santos; Fabiana Almeida Mota; Maria Lourdes da Silva; Paulo Roberto Martins; Hélio Luiz Roberto do Carmo; Josiane Aparecida Antonio Rezende; Marcos da Rocha Simões; e Paulo Henrique Araújo Guerra.
E os suplentes: André Luís Pais de Oliveira; Vaniele Rita de Souza Moreira; Lucimara Samuel Silva; Janice Aparecida Rezende; Raul Marcelo Campos Pires de Souza; Ryan Henrique Martins; Nilza Helena dos Santos; Reisa Cristiane de Paula Venâncio; e Antonio do Carmo Alves
A realização do 1º Fórum de Saúde da População Negra foi da prefeitura, por intermédio da Fundação Municipal de Saúde e da Assessoria de Direitos Raciais, em parceria com o Claretiano e apoio da deputada estadual Leci Brandão.
Foto: Divulgação/Prefeitura de RC