A prefeitura de Rio Claro inaugura na próxima quinta-feira (16), às 17h30, a Central Municipal de Compras, que irá funcionar na Rua 2, entre as avenidas 13 e 15, Centro.
O serviço irá unificar todas as compras e licitações da prefeitura em busca de maior controle, eficiência e economia de recursos públicos. As compras das autarquias (Fundação Municipal de Saúde, Arquivo Público e Histórico e Daae) também serão incluídas nesse processo. Será feito orçamento único para os órgãos da administração direta e indireta, mas o pedido será realizado de forma individualizada.
Hoje, cada secretaria é responsável por suas compras e armazenamento dos insumos. Ao centralizar o processo e com volume maior de compras, a prefeitura irá reduzir custos. “É uma iniciativa pioneira no município com o objetivo de economizar dinheiro público. Fazendo compras em grandes quantidades, a prefeitura conseguirá preços melhores com os fornecedores diminuindo custos”, afirma o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “A Central de Compras é um projeto de governo que visa economia, agilidade e transparência nas compras e licitações”, complementa.
Atualmente, insumos comuns a todas as secretarias, como materiais de expediente, higiene e limpeza, são comprados de forma separada, com demanda de diversos profissionais e a aquisição de produtos com preços e qualidades distintas. “Com as compras unificadas, todas as secretarias usarão o mesmo tipo de material, com padronização de processos, produtos e preços”, explica o secretário de Economia e Finanças, Gilmar Dietrich. “O orçamento será único e as compras serão planejadas para o ano, com entrega periódica dos produtos conforme a necessidade”, acrescenta.
A ideia de criar a Central de Compras no município foi inspirada em modelo implantado com sucesso em Maringá (PR), cidade visitada por comitiva local no ano passado para conhecer o funcionamento do serviço que está sendo implantado em Rio Claro.