Em operação desde junho, em Rio Claro, os Leitores Automáticos de Placas (LAP) estão identificando veículos produtos de roubo ou furto. “Em pouco tempo, os LAP se tornaram um excelente diferencial do setor de segurança de Rio Claro e exemplo de nossos esforços por uma cidade mais segura para a comunidade”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria.
De acordo com o secretário municipal de Segurança, Marco Antonio Bellagamba, a repercussão dos dispositivos tem sido tão positiva que passaram a ser utilizados em apoio a operações conjuntas da Guarda Civil e Polícia Militar. “Os LAP municiam investigações e auxiliam nosso trabalho de ampliar a sensação de segurança”, destaca.
Os leitores automáticos de placas formam uma verdadeira “muralha eletrônica” contra a ação de criminosos, dando mais agilidade para as forças de segurança que atuam no município e maior tranquilidade para a população. Os equipamentos são interligados ao sistema Detecta, a partir de convênio do município com o governo estadual, permitindo que veículos roubados ou furtados sejam identificados instantaneamente ao passarem pelos pontos de monitoramento espalhados pelo município, sobretudo nas entradas da cidade. Assim que um veículo furtado ou roubado passa pelo leitor, o sistema recebe a informação, que chega para Polícia Militar e Guarda Civil. A viatura mais próxima é acionada, o que dá mais rapidez na procura e localização do veículo.
Qualquer situação criminal que envolva veículos pode ter sua resolução auxiliada por meio do sistema Detecta, como assaltos ou sequestros, clonagem de placas e veículos ou pendências dos proprietários com a lei. Uma vez que a placa do veículo usado no crime seja inserida no sistema, quando passar por um equipamento de LAP, a Polícia e a Guarda Civil recebem a informação em poucos segundos.