Apesar de possuir 156.393 eleitores, Rio Claro não elegeu nenhum deputado na eleição de domingo (2). Com isso, a cidade ficará sem representantes na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) e na Câmara dos Deputados.
Mesmo com várias propostas consideradas atrativas pela população, os 15 rio-clarenses não alcançaram votos suficientes para a tão desejada cadeira. Hoje, a cidade conta com Aldo Demarchi na Alesp após assumir em 26 de abril o lugar de Arthur do Val, que renunciou ao cargo. Esse é o sétimo mandato de Demarchi na Casa desde 1995.
Nestas eleições, o candidato a deputado federal mais votado da Cidade Azul foi Heitor Alves (PDT), com 6.192. votos. Já para deputado estadual Aldo Demarchi foi o mais escolhido com 33.014 votos.
Ao Diário do Rio Claro, a vereadora Carol Gomes (CIDADANIA) disse que agradece a cada morador. “Vocês, que votaram e acreditaram em mim, vou continuar lutando por vocês até o último dia do meu mandato como vereadora”, falou ela.
Procurado pela reportagem, o ex-prefeito Juninho da Padaria (PATRIOTA) falou que tem gratidão aos rio-clarenses. “Eleição difícil, com poucos recursos. Após dois anos ter tudo isso de voto, é um resultado expressivo. E eu agradeço e digo que vamos nos encontrar em breve!”.
O empresário Aldo Demarchi (UNIÃO) agradeceu à cidade pelos cerca de 17 mil votos, mas lamentou o grande número de candidatos locais. “A quantidade de candidatos do município e os votos dados a políticos de fora deixarão novamente Rio Claro sem representação na Assembleia Legislativa de São Paulo”.
Já o vereador Alessandro Almeida (PODEMOS) diz estar feliz com o resultado da votação. “Por ser minha primeira disputa no âmbito federal, sou muito grato. Nosso foco sempre será trabalhar por Rio Claro. Agradeço a todos que confiaram seus votos em mim, e continuaremos esse trabalho, sempre em prol da cidade e dos rio-clarenses”, falou.
Confira a votação para deputados federais
Alessandro Almeida (PODEMOS) – 6.061 votos
Coronel Tomasella (PSC) – 3.262 votos
Heitor Alves (PDT) – 6. 192 votos
Hernani Leonhardt (MDB) – 4.407 votos
Ítalo Lorenzon (PTB) – 4.619 votos
Rose Archangelo (PSOL) – 1.718 votos
Sergio Litholdo (PROS) – 1.681 votos (anulado sub judice)
Confira a votação para deputados estaduais
Aldo Demarchi (UNIÃO) – 33. 014 votos
Carol Gomes (CIDADANIA) – 7. 912 votos
Fred Martins (PSC) – 2.765 votos
João Guilherme (PT) – 4. 160 votos
Juninho da Padaria (PATRIOTA) – 6.990 votos
Maria do Carmo (MDB) – 15.476 votos
Ricardo Campeão (PV) – 2.258 votos
Vinicius Rodrigues (PSOL) – 1.541