O Rio Claro FC, infelizmente, não obteve o acesso à Série A1 do Campeonato Paulista. Apesar do bom futebol jogado diante da Portuguesa de Desportos, no estádio Canindé, em São Paulo, na tarde do último sábado (9), diante de quase 13 mil pessoas, a equipe ficou no empate por 1×1, e esse resultado não foi suficiente para levar o Azulão de volta à elite do futebol paulista, uma vez que, no primeiro jogo da semifinal, disputado no estádio Schmidtão, a Portuguesa havia vencido por 1×0.
Na partida do último sábado, a Portuguesa de Desportos abriu ao placar aos 34 minutos do primeiro tempo com Gustavo França, que, dentro da área, recebeu passe precioso de Daniel Costa e bateu rasteiro, cruzado, no canto direito do goleiro Victor Golas. Mas, o Azulão, não se abateu e foi buscar o empate aos 13 minutos da etapa final, com o atacante Bruno Morais, num belíssimo chute de fora da área, indefensável para o goleiro Thomazella, da Lusa.
A partida seguiu equilibrada até o final, com o Rio Claro FC atacando o tempo todo em busca do segundo gol, que levaria a decisão para a disputa de pênaltis. Mas, a Portuguesa de Desportos, atuando com cuidados defensivos redobrados e o regulamento debaixo do braço, não permitiu investidas mais perigosas por parte do Azulão.
O técnico Alberto Félix fez tudo o que podia e trocou laterais por atacantes, na segunda etapa, de modo a pressionar ainda mais a Lusa. Em uma estratégia de jogo interessante, Félix surpreendeu ao colocar desde o início das partida, o lateral/zagueiro Alysson, como volante. A tática fez o Rio Claro FC ganhar a disputa no setor de meio-campo na primeira etapa, com boa saída de bola e obtendo a maioria dos rebotes defensivos do time da Lusa. Na etapa final de jogo, demonstrando ousadia e disposição para fazer o placar que precisava, o técnico rioclarista abriu mão do volante Alysson, para a entrada do atacante Nathan Cachorrão. Todo o empenho, por parte da comissão técnica e dos jogadores, porém, não foi suficiente para que o Azulão chegasse ao resultado esperado.
Com o fim do sonho do acesso, momentaneamente, agora a expectativa do torcedor rioclarista é quanto à participação ou não da equipe na Copa Paulista de Futebol, que será disputada no segundo semestre deste ano. Nos próximos dias, deveremos ter novidades a respeito.
O Rio Claro FC foi à campo com: Victor Golas, Raul (Gleydson), Sueliton, Juan Sosa e Cesinha (Jair). Magno, Alysson (Nathan) e Adriano Paulista. Thiago Rubin (Diego Luis), Bruno Morais e Felipe Pará (Jadson). Técnico: Alberto Félix.
A Portuguesa de Desportos atuou com: Thomazella, Railan (Luiz Ricardo), Naldo, Patrick e Carlos Henrique. Marzagão, Tauã e Daniel Costa (Geovani). Gustavo França (Anderson Ligeiro), Caio Mancha e Cesinha (Luan). Técnico: Sergio Soares.
Apitou o jogo, o árbitro Douglas Marques das Flores, que teve como auxiliares: Alex Ang Ribeiro e Leonardo Tadeu Pedro. Como árbitro de vídeo, atuou José Claudio Rocha Filho.
- Renda do jogo: R$204.420,00.
- Público pagante: 12.968 torcedores.
LUSA NA FINAL
Com a classificação, a Portuguesa de Desportos enfrenta agora nas finais, em dois jogos, o time do EC São Bento de Sorocaba, que eliminou nos pênaltis, a equipe do Oeste, em partida disputada em Barueri, também no último sábado (9), após empate no tempo normal por 1×1.
Colaboração Geraldo José Costa Jr. / Foto: Rio Claro FC/Redes sociais