O Rio Claro Futebol Clube, uma das glórias da cidade de Rio Claro, completou no dia de ontem, 113 anos de fundação. Quarto mais antigo clube de futebol em atividade no Brasil, o Azulão, como é carinhosamente chamado por seus inúmeros torcedores tem no seu currículo, a conquista do título do Campeonato Paulista da Série B2, em 2002, participação no Campeonato Brasileiro da Série C, em 2007 e 4 acessos à divisão de elite do futebol paulista, ao lado dos grandes clubes da capital, totalizando 7 participações no mais importante campeonato estadual do Brasil.
Oriundo de ferroviários, o Rio Claro FC foi fundado no dia 9 de maio de 1909, por Constantino Carrocine, João Lambach e Bento Estevam de Siqueira, além do professor Joaquim Arnold, com a grafia da época, ou seja, Rio Claro Foot-Ball Club.
Em toda sua trajetória, desde a fundação, até os dias atuais, o Rio Claro FC utilizou 4 estádios para a prática do futebol. No período de 1909 até 1914, ocupou um terreno no bairro Cidade Nova.
Posteriormente, de 1914 a 1930, jogou no campo do Grêmio Recreativo dos Empregados da Cia. Paulista das Estradas de Ferro, que, então, tinha dimensões oficiais, diferentemente de hoje.
O torcedor mais antigo não esquece do estádio localizado onde atualmente acha-se instalado o Espaço Livre da Avenida Visconde do Rio Claro, local onde o Azulão fez embates memoráveis com equipes rivais da região e da capital, além do eterno rival, o Velo Clube.
A partir de 1973, o Rio Claro FC mudou-se para o estádio municipal Dr. Augusto Schmidt Filho, que, originariamente, chamava-se Dr. Álvaro Perin, nome do dinâmico prefeito rioclarense, em cuja administração, o sonho do novo estádio, saiu do papel e tornou-se realidade.
De autoria do engenheiro Padula, o Schmidtão, foi à época de sua inauguração, considerado um dos mais bonitos e modernos do interior paulista. Atualmente, sua capacidade, segundo registros da Federação Paulista de Futebol é para 8.284 espectadores, mas, há projeto para ampliação, com verba já aprovada para essa finalidade, conforme noticiou o D’Esportes recentemente.
O jogo de estreia do Rio Claro FC, foi notícia do jornal rioclarense O Alpha, em 1910, quando da vitória sobre o time do SC Caramuru de Cordeirópolis por 2×0. Foi o embate entre Os Indaiás (Rio Claro FC) e Os Caramurus. Estranhamente, parece que à época, ninguém se deu conta desse detalhe curioso.
A primeira participação do Rio Claro FC em competições oficiais, se deu em 1915, pela Liga do Oeste. Mas, foi no ano de 1916, que o Rio Claro FC se defrontou pela primeira vez com um dos times grandes da capital do estado. A partida aconteceu no dia 25 de dezembro, dia de Natal, e quem esteve pelejando com o Azulão no campo do Grêmio Recreativo, que à época tinha até arquibancadas, conforme apontam os registros históricos, foi o SC Corinthians Paulista, que venceu a contenda por 3×2.
Um ano depois, quem viria a Rio Claro enfrentar o Azulão foi o então Palestra Itália (que a partir de 1942, devido a 2ª. Guerra Mundial, passaria a se chamar Sociedade Esportiva Palmeiras). O Palestra, vestia a exemplo do Rio Claro FC, as cores azul e branco, as mesmas do uniforme da seleção italiana. O resultado final da peleja, apontou vitória do Palestra Itália por 2×0.
Entre as primazias do Rio Claro FC, uma bastante pitoresca que, de certa forma, enche de orgulho o seu torcedor. É que em 1948, a equipe rioclarista, foi a segunda no estado de São Paulo, a viajar de avião, para enfrentar o CA Votorantim, naquela localidade.
Pouca gente sabe, atualmente, mas, o Rio Claro FC, ao lado do Cidade Nova FC é o clube que detém mais títulos do Campeonato Amador local. Possui o Azulão, 9 conquistas.
A presidência do Rio Claro FC é exercida atualmente pelo advogado Dayvid Medeiros, que tem como vice, Ivan Camargo. Outro nome forte do Azulão na atualidade, é o diretor de futebol Clayton Vieira. Nos últimos dois anos, a diretoria rioclarista, já mostrou que sabe das coisas, montando bons times que levaram o Rio Claro FC a excelentes campanhas na Série A2 do Campeonato Paulista, por muito pouco, não obtendo o acesso e retorno do Azulão à série A1 do Paulistão. O trabalho agora, visa a montagem do elenco e da comissão técnica para a Copa Paulista, cuja estreia do time, será no dia 3 de julho, às 15 horas, no estádio Schmidtão, contra o EC São Bento de Sorocaba.
Entre os técnicos do Rio Claro FC que marcaram época e tem lugar assegurado no coração do torcedor rioclarista estão, entre outros, o saudoso Antonio Nascimento, o popular Tonho, ex-goleiro do Azulão que formou no memorável time de 1973, vice-campeão da divisão intermediária (que corresponde atualmente à Série A2), e que depois, por muitas ocasiões, comandou o Rio Claro FC, dentro das quatro linhas. Outro nome sempre lembrado pelo torcedor rioclarista é Karmino Colombini que levou a equipe ao acesso à Série A1 em 2009.
Mas, sem dúvida, o nome que vem à mente do torcedor do Azulão, quando o assunto é treinador, não é outro senão Paulo Roberto Santos. Sob sua direção, competente e segura, dentro de campo, o Rio Claro FC saiu da série B2 em 2002 para a Série A-1 do Campeonato Paulista, em 2006, repetindo o feito histórico em 2013. Tão expressivo foi o trabalho do treinador que a Câmara Municipal outorgou a Paulo Roberto Santos, o título de cidadão rioclarense, uma glória concedida a poucos.
Em toda a sua história, desde Celso de Lima que esteve à frente da diretoria entre os anos de 1909 e 1911, até o atual, Dayvid Medeiros, o Rio Claro FC já teve mais de 40 presidentes, em seus 113 anos de história, alguns exercendo mais de um mandato em períodos diferentes, como Alcides Pereira de Araújo, Francisco Penteado Junior, Ítalo Barbério, José Cardoso Marques, Francisco de Brito Moreira Pinho e Odair Bull. Vale destacar que José Geraldo Tomazella, presidiu o Rio Claro FC, com tenacidade, entre 1991 a 2002, período dos mais difíceis da história do clube, até passar o bastão para José Carlos Baungartner, que, entre 2003 a 2009, comandou de maneira espetacular o Azulão, no período mais vencedor do clube.
O jornal Diário do Rio Claro, que acompanha a trajetória do glorioso Rio Claro FC desde o início, parabeniza o querido Azulão da Rua 9 e toda a sua coletividade!
Fonte de Pesquisa: Memorial do Rio Claro FC