Em entrevista ao Diário do Rio Claro, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (DEM), destacou o protagonismo que Rio Claro volta a ter na região, conquistando títulos importantes em diversos setores e se destacando em meio a cidades maiores. “Tivemos um ano bastante positivo, com Rio Claro voltando a ser protagonista. Ganhamos títulos importantes na área de saneamento, agricultura e o melhor índice do Caged dos últimos seis anos em geração de empregos, além de termos reduzido a criminalidade”, enfatizou o prefeito.
Dentre os grandes feitos que aponta para 2019, Juninho não poderia deixar de mencionar o fim da Taxa de Iluminação – uma de suas promessas de campanha. Segundo Juninho, a extinção da CIP (Contribuição para Iluminação Pública) era uma medida que gostaria de ter tomado já em seu primeiro ano de mandato, mas devido a empecilhos legais não foi possível. “Devido a uma jurisprudência e com ajuda dos vereadores conseguimos cumprir essa promessa e a partir do próximo ano, não teremos mais essa cobrança”, comemorou.
O prefeito esclareceu, entretanto, que a cobrança da CIP ainda deve constar das contas de energia de janeiro, pois é referente ao mês de dezembro de 2019. Portanto, os valores da taxa devem ser extintos a partir da conta de fevereiro. “É bom ressaltar isso à população para não haver dúvidas”, destacou.
INVESTIMENTOS – Sobre as obras, Juninho comentou o investimento em educação com dez novas escolas, sendo que, três já foram entregues e outras sete estão em construção e devem atender a 4 mil alunos. “Nós acreditamos que quanto mais escolas, menos presídios. Por isso a importância em investir na educação”, apontou.
No setor da saúde, o prefeito declarou que no próximo dia 25 de janeiro estará lançando a Pedra Fundamental do Hospital Regional, iniciativa possível a partir do apoio do Movimento Pró-Hospital. “Sabemos que é um processo lento, Piracicaba levou 30 anos para ter o seu hospital municipal, mas o importante é que agora já temos um terreno e vamos trabalhar para concretizar esse sonho.”
Além da entrega de novas Unidades Básicas de Saúde, o chefe do Executivo apontou a construção de um novo dispensário de remédios, a segunda base do SAMU, um prédio exclusivo para atendimento de crianças (o CEI), além de novas ambulâncias, novo aparelho de Raio-X e, ainda, o funcionamento diário da farmácia popular e, em breve, o funcionamento das UBS em horário ampliado, até as 20 horas.
“Na área do meio ambiente, vamos entregar um abrigo para animais de grande porte e um gatil. Estamos passando o Castramóvel da Fundação de Saúde para o Meio Ambiente, para que o setor de proteção animal possa atuar”, disse.
PARCERIAS – Para o prefeito, muitas ações foram possíveis devido à parceria com a iniciativa privada, sobretudo em uma época financeiramente complicada para as prefeituras de todo o País. “Através de parcerias conseguimos revitalizar o Jardim Público e recuperar várias praças e áreas de lazer. O próximo passo é um projeto para o Lago Azul, que já está avançando”, adiantou.
Outro ponto é a transferência das oficinas da Rumo Logística para a zona sul do município. “Dialogamos com o Ministro dos Transportes e secretário do Estado para que Rio Claro fosse contemplada e isso vai ser possível. Os investimentos acontecem em Hortolândia, Sumaré e Rio Claro.”
Ainda para o ano que vem, outra novidade deve ser a conclusão das obras do novo Fórum, previsto para ser entregue em abril ou maio de 2020.
DESAFIOS – Sobre os desafios, Juninho aponta a pavimentação e a violência no trânsito como dois pontos a serem trabalhados. “Ainda não conseguimos levar a pavimentação para todos os bairros e fazer o recapeamento, é uma questão que não depende só de mim, mas não conseguimos ainda recursos, pois depende da aprovação de projeto, isso ainda é um desafio”, declarou o prefeito, ressaltando ainda a questão da violência no trânsito, que também impacta diretamente outros setores.
“Diminuir a violência no trânsito não depende só do Poder Público, mas de uma parceria com a população, além disso é algo que impacta no setor de saúde diretamente, sobrecarregando as unidades de urgência e emergência”, concluiu o prefeito.
Foto: Diário do Rio Claro