A cidade de Rio Claro, conforme informou a Associação Rio-clarense de Bares e Restaurantes (Ariobar) foi reconhecida em um programa do estado de São Paulo como um Arranjo Produtivo Local (APL) de turismo gastronômico. “É com muita alegria que comunico mais uma conquista da Ariobar para o município. Hoje veio o reconhecimento do governo do estado de São Paulo e Rio Claro é oficialmente um Arranjo Produtivo Local (APL) de turismo gastronômico e, diga-se de passagem, a única do gênero em todo o estado. Isso significa que teremos acesso a verbas de até $480 mil por ano para investir em ações em nosso setor, além de receber investimentos, cursos e outros tipos de fomentos das esferas municipal, estadual e federal. Esse é um importante passo para a profissionalização de todo nosso setor. Agora não somos cerca de 1500 empresas individuais e pulverizadas pelo município. Somos um só sob o guarda-chuva do Polo de turismo gastronômico de Rio Claro”, destacou o presidente da Associação Rio-clarense de Bares e Restaurantes (Ariobar) Gustavo Sousa
O presidente esclarece que tinham um projeto de turismo para Rio Claro, com o intuito de trazer um selo de procedência para o setor de bares e restaurantes da cidade. Então, participaram da audiência pública no começo deste ano, relacionada à consulta para diretrizes de política pública da recém-criada região metropolitana de Piracicaba. “Na ocasião, com a ajuda política da vereadora Carol Gomes, protocolamos junto a chefe de gabinete da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Regional um projeto de turismo gastronômico, prevendo a criação de rotas gastronômicas, valorizando a vocação histórica da região na produção de cachaça, cerveja e na arte de bem servir. No evento, vários vereadores e prefeitos da região assinaram em conjunto esse projeto. Ato contínuo, com a visita da secretária de desenvolvimento regional a Rio Claro, a vereadora Carol Gomes entregou em mãos nosso projeto, que foi muito bem recebido pela secretária”, salientou.
Em seguida a Associação Rio-clarense de Bares e Restaurantes (Ariobar) foi informada sobre um programa do estado de São Paulo para o fomento de APLs. “Mas o prazo era de uma semana para o término do edital, realizamos um trabalho intenso, com a ajuda fundamental da Acirc, para cumprirmos o prazo da entrega e agora tivemos essa notícia maravilhosa. Essa é a primeira etapa, as outras ainda a serem cumpridas. Agora é conversarmos de forma mais estreita com o poder público local, universidades, empresas beneficiadas e sistemas para institucionalizarmos uma governança. Os principais beneficiados, além da própria população e órgãos públicos, são os bares, restaurantes, destilarias, microcervejarias, hotéis e agências de turismo. Vamos parar de exportar clientes para outras cidades e começar a recepcionar turistas da região, trazendo, assim, mais divisas e, consequentemente, mais desenvolvimento sustentável para a cidade. É uma notícia excelente, levantando o setor, que vem debilitado depois de dois anos de pandemia”, ressaltou o presidente da Ariobar.
Por Janaina Moro / Foto: Divulgação