Após três anos de espera, as instalações da montadora Honda, na vizinha cidade de Itirapina, entraram em operação no último dia 27 de fevereiro.
A cerimônia oficial que marcou a inauguração de sua nova fábrica aconteceu na manhã dessa quarta-feira (27) e contou com a presença de autoridades, representantes da empresa e do governador João Doria.
Doria aproveitou para parabenizar Itirapina pelos seus 84 anos, celebrados no último dia 25 de março. “É uma fábrica que não veio para ficar poucos anos, assim como Itirapina, a Honda vai celebrar 84, 90, 100 anos aqui. Talvez não estaremos aqui, mas nossos filhos estarão aqui para celebrar este investimento”, disse o governador, que aproveitou ainda para ressaltar a criação do programa Incentivauto.
“O Incentivauto é uma atitude corajosa que tomamos ao lado de Henrique Meirelles e que já está valendo. Todo investimento consolidado, ou seja, empresas que já estão em São Paulo e fizerem novos investimentos a partir de R$ 1 bilhão, terão desconto gradual de ICMS até 25%”, explicou Doria.
MERCADO IMOBILIÁRIO
Francesco Rotolo, secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento de Rio Claro, que esteve na cerimônia representando o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, destacou em entrevista ao Diário do Rio Claro a importância da inauguração.
“Eu conversei, inclusive, com o gerente geral da planta de Itirapina e concordamos que Rio Claro pode ajudar muito no sentido de acolher os trabalhadores da Honda, que têm interesse em morar em Rio Claro.
É uma cidade que tem um porte maior, com boas escolas e muitos locais para morar aqui. Da mesma forma, Rio Claro oferece a qualificação de muitos trabalhadores que poderão ingressar na fábrica. Estrategicamente, somos uma cidade importante para eles”, disse Rotolo.
PRODUÇÃO
O primeiro modelo a sair da linha de montagem de Itirapina foi o Fit, cuja produção diária alcança 90 unidades. Gradualmente, os demais automóveis fabricados no país também passarão a ser produzidos na unidade. A conclusão dessa transferência está prevista para 2021.
Com o objetivo de perpetuar a produção sustentável de seus automóveis no Brasil, a marca anuncia a expansão das atividades da Honda Energy, que passará a contar com dez aerogeradores e ampliará sua capacidade de geração para 30 MW. A demanda energética da fábrica de Itirapina também será suprida pelo parque eólico.
Os 400 trabalhadores que hoje atuam na unidade de Itirapina foram transferidos da fábrica de Sumaré, de onde nos próximos dois anos devem ser deslocados outros dois mil