Rio Claro foi a cidade escolhida para receber a segunda edição do Projeto Ler para Imaginar, que teve início neste mês. A proposta é estimular o hábito da leitura por meio de atividades dinâmicas que envolvam os estudantes do ensino público. A primeira edição foi realizada em Campinas.
Destinado a crianças de 7 a 12 anos, o projeto será realizado durante todo ano no Programa Integra, da Escola Municipal Professora Sueli Marin. A programação inclui rodas de leitura, oficinas de teatro, contação de histórias, audiovisual e oficinas de desenho e de confecção de livros artesanais. Além disso, o projeto oferecerá, ao longo do ano, contações de histórias abertas a toda comunidade.
“Estamos muito felizes em poder apoiar um projeto que estimula a leitura e que se realiza no contraturno escolar, envolvendo de maneira muito positiva nossos jovens. A ideia vai ao encontro dos pilares do ICRH, que defende a construção do futuro por meio de crianças e adolescentes”, afirma Julio Franco, executivo do ICRH.
A diretora da escola, Debora Maldoti Pelissari, está animada com a oportunidade que os alunos terão com esta iniciativa. “O projeto Ler Para Imaginar é de extrema relevância para nossa comunidade escolar. Primeiramente, por termos em comum o objetivo de estimular o gosto pela leitura e escrita. Por meio dessa parceria, enriquecemos o trabalho educativo e oportunizamos acessos a recursos e vivências que ampliarão o capital cultural dos estudantes e de todos os envolvidos nesse processo”, destacou.
A proposta é proporcionar aos estudantes a possibilidade de explorar novos mundos e alimentar a imaginação. “Ao ser implementado de maneira lúdica, em oficinas artísticas e de comunicação, com ênfase nas relações entre alunos, famílias e educadores, acreditamos que os benefícios para todos os envolvidos serão significativos e de grande valia”, completou a secretária municipal da Educação, Valéria Vieira Velis. Para ela, a colaboração se destaca por focar no estímulo à leitura, à escrita e à educação socioemocional como base fundamental da aprendizagem.
Realizado pelo ProAc (Programa de Ação Cultural) do governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o projeto Ler Para Imaginar tem patrocínio do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) – o braço social do Grupo Tigre, e parceria da Secretaria da Educação de Rio Claro e da Escola Municipal Professora Sueli Marin. As oficinas terão duas horas de duração e ocorrerão uma vez por semana.
Foto: Divulgação