O Secretário Estadual da Habitação, Flávio Amary, esteve em Rio Claro nessa quarta-feira (14), para visitar terreno no bairro Ville I, que deve abrigar o Programa Vida Longa. Rio Claro é um dos seis primeiros municípios do Estado a ser contemplado com o projeto, que é uma reformulação do antigo Vila Dignidade.
O Programa Vida Longa tem por objetivo implantar equipamento comunitário de moradia gratuita visando a oferta de serviço socioassistencial de Acolhimento em República voltado a pessoas idosas, em cumprimento às diretrizes da Política de Assistência Social, no âmbito do Programa São Paulo Amigo do Idoso.
Ao Diário do Rio Claro, o secretário explicou que não foi apenas a mudança no nome do programa, mas a mudança de conceito. “Diminuímos as áreas privativas e aumentamos a área comum, para incentivar o compartilhamento entre os idosos. Terá uma sala de televisão, espaço gourmet com churrasqueira, espaço para refeição em conjunto, horta comunitária, espaço para convivência. É como um empreendimento de alto padrão, que estamos trazendo para os idosos sem família, com vulnerabilidade social”, detalha o secretário, explicando que o projeto segue um conceito moderno, já aplicado em países europeus.
Rio Claro é um dos primeiros municípios a receber o projeto, que deve ser concluído em dois anos, conforme o secretário. “Estamos aqui para conhecer a área e nossa equipe técnica está elaborando o projeto que, dependendo da área, pode ter 20 ou até 28 unidades. É bom lembrar que nesse projeto, os idosos não compram a casa, nem alugam, o Estado constrói em parceria com a Prefeitura, com a Secretaria de Desenvolvimento do Estado e tudo é executad pela CDHU”, aponta.
Para a secretária municipal de habitação, Luana de Freitas, o programa é um projeto muito importante para o município, pois Rio Claro possui 30% de sua população com mais de 60 anos. “Para nós é um ganho, é a valorização e respeito que nossos idosos merecem. O programa vai possibilitar moradia com dignidade para nossos idosos”, declarou.
Segundo Luana, a área escolhida para receber o programa atendeu às especificações do Estado, possui 5.961,77 m², com topografia adequada, além de estar próxima a equipamentos públicos como Unidade de Saúde, supermercado, farmácia e fácil locomoção.
VIDA LONGA
O equipamento comunitário de moradia gratuita é especialmente projetado para atender pessoas idosas em condomínios horizontais de no máximo 28 unidades, com áreas de convivência e integração dotadas de mobiliário básico tanto para as unidades habitacionais como para as áreas comuns. O equipamento passa a integrar a rede socioassistencial do município, inserido no Plano Municipal de Assistência Social.
O Programa Vida Longa visa atender pessoas idosas, com 60 anos ou mais, independentes para a realização das atividades da vida diária, em situação de vulnerabilidade e risco social, com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, sem acesso à moradia, inseridas no CadÚnico, com renda de até 2 (dois) salários mínimos, com prioridade para beneficiários do BPC e aqueles em extrema pobreza, residentes no município há pelo menos 02 dois anos.
O Programa expande a oferta de atendimento a pessoa idosa por meio de uma política habitacional conjugada à oferta de proteção social, em uma ação conjunta da Secretaria da Habitação, Secretaria de Desenvolvimento Social e Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbana.
Constam no projeto itens de segurança e acessibilidade, como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, alarmes de emergência sonoros e luminosos, piso antiderrapante, entre outros. Recursos de acessibilidade também serão instalados nas áreas comuns para facilitar a locomoção e dar segurança e conforto ao idoso.
NOSSA CASA
O secretário estadual lembrou ainda que o município também foi um dos primeiros a ser contemplado com o programa Nossa Casa, que possibilitará a construção de 390 apartamentos no bairro Chácara Lusa. São torres com oito andares, elevadores e apartamentos de 40 m².
“Estamos desenvolvendo três importantes ações em Rio Claro. Além do Programa Vida Longa e da Nossa Casa, estamos trabalhando para a regularização fundiária de terrenos no São Miguel. Tantos prefeitos passaram e agora estamos trabalhando para a regularização”, destacou Flavio Amary.
Foto: Divulgação