O município de Rio Claro deverá iniciar em breve a construção de uma nova creche. A cidade receberá recursos do governo do estado de São Paulo para a construção da escola, que atenderá crianças de 0 a 3 anos. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (20) pelo governo estadual.
O governador Tarcísio de Freitas assinou ontem novos convênios com 189 municípios para aumentar o número de vagas em creches e escolas. Para isso, o governo do estado vai liberar R$ 150 milhões para as prefeituras. Os recursos deverão ser aplicados na construção, ampliação, reformas e compra de equipamentos para as unidades de ensino.
Rio Claro foi uma das cidades contempladas com uma nova creche que será construída por meio do Painsp (Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo). Não foi possível obter informações, tanto na prefeitura quanto no governo estadual, sobre o valor liberado e o bairro que receberá a escola.
Em audiência pública na Câmara Municipal em fevereiro deste ano, a secretária municipal de Educação, Valéria Vélis, informou que tinha projetos inscritos nos governos estadual e federal para a construção de novas creches com o objetivo de diminuir o déficit de vagas nessa modalidade de ensino. Em 30 de abril havia 893 crianças na fila de espera por uma vaga em creches públicas municipais, segundo informou a secretária em audiência pública no dia 29 de maio.
De acordo com ela, o município tem quatro áreas cadastradas no FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e no Painsp nos bairros Mãe Preta, Sobrado e Vila Olinda, e no distrito de Assistência. Essas unidades gerariam 752 novas vagas de creche em período integral. A secretária solicitou apoio dos vereadores, por meio de seus deputados, para agilizar os procedimentos e viabilizar as obras.
No próximo dia 27, às 15 horas, a prefeitura inaugura uma creche no Jardim Residencial dos Bosques. Iniciada na administração municipal anterior, a obra estava paralisada e foi retomada e concluída pelo atual governo municipal. A escola começou a funcionar no último dia 10 e atende cerca de 220 crianças em período integral.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação/Governo de SP