Rio Claro será beneficiada por um acordo inédito entre o SESI SP e o Ministério do Esporte. O SESI SP reuniu na unidade de Osasco nos últimos dias 1.500 pessoas para a cerimônia de assinatura do acordo de cooperação para o desenvolvimento do futebol feminino entre a instituição e o Ministério do Esporte. Entre autoridades e convidados do universo esportivo, 460 meninas que já iniciaram as aulas de futebol feminino participaram de ações práticas sobre a modalidade.
Poderão fazer inscrições para o futebol feminino do Programa Atleta do Futuro (PAF) diretamente em um dos 11 Centros de Atividades do SESI-SP de Rio Claro, Campinas, Itu, Jaú, Limeira, São Carlos, Matão, Tatuí, Santos, Osasco e Mauá.
O convênio é a primeira iniciativa do lançamento da Estratégia Nacional para o Futebol Feminino, criada por meio do Decreto 11.458, de 30 de março de 2023, assinado pelo presidente Lula no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher (8 de março). O encontro contou com a presença da ministra do Esporte, Ana Moser, e o presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas, além de prefeitos e secretários de esporte e educação.
“Meu agradecimento especial é a todas as jovens do SESI-SP, que daqui a quatro anos serão mais vitoriosas ainda, independentemente de estarem como profissionais, pois estarão mais preparadas para a vida, além de grandes atletas que cada uma de vocês se tornará. E se Deus quiser vamos trazer a copa ao Brasil em 2027”, disse o presidente do SESI-SP, Josué Gomes da Silva, após a assinatura do convênio.
“Estamos trabalhando aqui hoje uma política pública ampla e democrática para um número maior de brasileiros que estão fora do esporte, e, no caso, as mulheres estão num percentual muito maior”, disse a ministra Ana Moser.
As aulas de futebol feminino são oferecidas, inicialmente, para cerca de 1.650 alunas, entre 6 e 15 anos, por meio do Programa Atletas do Futuro (PAF) do SESI-SP, que há mais de 30 anos promove formação e cultura esportiva. A expectativa é que, em fevereiro de 2024, ao menos 6 unidades avancem e iniciem o desenvolvimento do Treinamento Esportivo para meninas dos 12 aos 16 anos, detectando 300 talentos esportivos, priorizando em sua maioria as do PAF. No Treinamento Esportivo, o objetivo é aperfeiçoar as capacidades esportivas para fins competitivos.
“Essas meninas vão fazer essas aulas, gratuitamente, até o final do ano, e a partir do ano que vem, 2024, elas passam a participar da Liga SESI-SP de Treinamento Esportivo, tudo custeado pelo SESI-SP, uniforme, chuteira, lanches, viagens. Para 2025, as equipes que se destacarem vão jogar nas categorias de base já da Federação Paulista de Futebol. Poderão ser as 11 equipes que estamos formando hoje, uma, duas, vai depender muito do nível dessas meninas”, explicou o superintendente do SESI-SP, Alexandre Pflug, durante a coletiva de imprensa. Todas as informações são do SESI-SP.
Foto: SESI SP