No ano de 2003 foi apresentado o projeto inicial por Claudio Di Mauro na cidade de São Carlos/SP e como essa ideia não foi aceita nesse município, foi executada posteriormente no município de Rio Claro, com inúmeros benefícios na área ambiental para a cidade.
O objetivo dos ecopontos é, principalmente, instituir áreas adequadas e disponíveis para o depósito de resíduos sólidos, evitando o descarte inadequado, criando um local apropriado para receber esses materiais, reaproveitando os mesmos ou classificando-os para uma destinação final ambientalmente adequada e sustentável.
Até os dias atuais a prefeitura procura manter um vínculo com a população no despertar da conscientização ambiental, sobre os diferentes tipos de resíduos gerados, estabelecendo um vínculo da prefeitura com cada cidadão rio-clarense, procurando despertar o cuidado com a cidade e a consciência socioambiental, reutilizando e reaproveitando esses materiais. O município através da administração municipal também deve revitalizar as áreas de entorno dos ecopontos, criando praças e áreas de lazer para que a população tenha convívio e respeito com o meio ambiente.
O projeto em Rio Claro teve início em 2010, quando foi apresentado a Câmara Municipal e teve sua licitação concedida, com apoio dos ministérios e governo estadual. A partir disso foram iniciadas as obras e vários itens que devem ser respeitados no protocolo de funcionamento, dentre eles: fechamento da área com muro de alvenaria ou alambrado, portão de acesso, guarita, área com cobertura para recebimento dos móveis que são reutilizados, acesso com rampas para facilitar o depósito de entulhos pelos carroceiros e caçambas, fiscalização constante, limpeza semanal, sinalização com placas orientadoras, informando também os locais e telefones dos outros ecopontos, cadastramento dos carroceiros junto aos órgãos municipais competentes, conscientização dos munícipes etc.
O descarte de resíduos sólidos e o atendimento é realizado de segunda a sexta das 8h às 20h, sábados das 08h às 17h, e domingos e feriados das 08h às 12 horas, quando estarão presentes funcionários especializados de empresa terceirizada para receber os materiais e acondicioná-los nos respectivos lugares.
Podem ser destinados aos Ecopontos os seguintes materiais: resíduos de construção civil, resíduos eletrônicos, móveis velhos e eletrodomésticos, pneus, lâmpadas, cada um com sua destinação correta onde os principais destinos são: aterro sanitário, aterro de inertes, cooperativas de reciclagem.
Os resultados positivos dessa iniciativa são nítidos, apoiados pelo governo estadual, integrando munícipes, cooperativas e gestão do município. Iniciativas como essa merecem aplausos, pois contribui para a forma adequada de destinação de resíduos sólidos, evitando o descarte inadequado e despertando na população de uma forma geral a consciência socioambiental.
Os Ecopontos de Rio Claro ficam no Cervezão (Rua 06 com Avenida M21 em frente à rotatória do Cervezão), Jardim São Paulo (Rua 01 s/nº), São Miguel (Anel Viário perto da Avenida 62 A), Inocoop/ Guanabara (Avenida Tancredo Neves com a Rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 27) Jardim das Palmeiras (Avenida 03 ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto), Ajapi (Km 16, estrada Ajapi-Ferraz, na esquina da Avenida 15)
Cabe a cada um de nós a importante tarefa de fazer nossa parte e divulgar os locais aos familiares e amigos.