De acordo com dados do último Censo do IBGE, em 2010, Rio Claro possui o menor número de árvores em vias públicas da região, com 81,6 do território com áreas arborizadas.
O município fica abaixo de Analândia, com 99,6%; Cordeirópolis, com 98,4%; Santa Gertrudes, que possui 95,7%; Corumbataí, com 95,7%; Ipeúna, com 89,2%; e Itirapina, que mantém 87,1% do território urbano com áreas verdes.
No país, que possui 5.570 municípios, Rio Claro é a 2.289ª colocada. Já no Estado de São Paulo, que tem 645 cidades, está bem longe do ideal e ocupa a 481ª posição.
SENSAÇÃO
Os números reforçam a sensação que o cidadão tem ao caminhar nas ruas. Mesmo com áreas de proteção ambiental, e a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, considerada o coração de Rio Claro, a área urbana carece de maior arborização.
OMS
Importante destacar que conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma população saudável precisa de, no minimo, 12 metros quadrados de área verde por habitante, que representa uma árvore por cidadão. Contudo, a entidade ressalta que a quantidade de área verde ideal é de 36 metros quadrados.
AGRICULTURA
Questionado sobre a recomendação da OMS, o secretário de Agricultura, Emilio José Cerri, diz que a prefeitura não dispõe de uma plano para atingir o índice ideal de área verde por metro quadrado. “Necessitaríamos de aprimoramento da conscientização ecológica da população para buscarmos tal índice”, comenta.
Cerri destaca que nos últimos dois anos o departamento de Silvicultura realizou o plantio de 17 mil mudas de árvores. “Abrangendo arborização urbana, recuperação de áreas degradadas e matas ciliares e termos de ajustes de condutas firmados junto ao Ministério Público”, esclarece.
Para o secretário, a forma de atender a recomendação de arborização das vias deve começar por meio de um trabalho de educação ambiental. “Através de trabalhos de educação ambiental poderemos, no futuro, trabalhar em busca de uma cidade ecologicamente equilibrada”, avalia.
MANUTENÇÃO
Cerri destaca que a execução da manutenção das árvores é realizada pela sua pasta, mas deliberada pela secretaria de Meio Ambiente. “As árvores recebem manutenção mediante pedido formal dos munícipes para intervenção”, explica ao ressaltar que os pedidos devem ser feitos no Atende Fácil. “A secretaria de Agricultura é executora dos serviços de poda e retirada de árvores de domínio público”, diz.
Sobre o número de árvores em Rio Claro, o secretário disse que não possui o dado. “Não temos o número de árvores existentes no município. Para isso ocorrer, necessitaríamos da execução de banco de dados. Tal atribuição estaria mais ligada à secretaria de Meio Ambiente”, finaliza.