O terceiro mutirão de cirurgias de catarata, em Rio Claro, já tem data para ser realizado. As intervenções cirúrgicas estão marcadas para dois finais de semana de outubro, nos dias 14, 15, 28 e 29. Quase 700 pacientes serão atendidos, sendo que o agendamento contempla 170 cirurgias em cada um dos quatro dias. Os dois mutirões anteriores totalizaram cerca de 700 cirurgias.
“Com mais 700 cirurgias, iremos dobrar o total de cirurgias oftalmológicas realizadas em mutirões, impactando positivamente a vida de muitas pessoas, o que reafirma o nosso compromisso em ter a saúde como uma das nossas prioridades”, observa o prefeito Gustavo.
As cirurgias serão no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead). “A Fundação Municipal de Saúde está entrando em contato com os pacientes para informar sobre o agendamento”, observa Alcione Buzo, diretora do departamento de gestão do SUS da FMS.
A catarata é uma doença que compromete a visão, deixando-a opaca. “Na cirurgia é feita a retirada do cristalino opaco e a introdução de uma lente intraocular, o que representa grande ganho para a visão do paciente”, explica o médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação de Saúde.
Em primeira etapa os pacientes passarão por cirurgia em um dos olhos e, posteriormente, será feito o agendamento para o procedimento no segundo olho dos pacientes que tiverem essa necessidade.
Esse mutirão de cirurgias de catarata é resultado de parceria entre a Fundação Municipal de Saúde, governo estadual e Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro. A ação também conta com investimentos de R$ 1,2 milhão, que são de emendas parlamentares dos deputados estaduais Delegado Olim e Alex de Madureira, conseguidos a partir de articulação dos vereadores Julinho Lopes e Diego Gonzalez.
Foto: Divulgação