O município de Rio Claro descartou nessa terça-feira (10) os três casos suspeitos de coronavírus (Covid-19). Resultados dos exames deram negativo para a doença. A informação foi divulgada pela Vigilância Epidemiológica do município. As três pessoas que estavam sendo monitoradas passam bem e já foram informadas sobre os resultados dos exames. Com o descarte desses três casos, Rio Claro não tem mais nenhuma notificação como suspeita de infecção por coronavírus.
Para que a população se proteja e evite a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão e, se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo; não compartilhar objetos pessoais; manter os ambientes bem ventilados; evitar aglomerações de pessoas se estiver doente; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência; e evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
ITÁLIA
O total de mortes pelo coronavírus na Itália saltou para 631, um aumento de 36%, disse a Agência de Proteção Civil do país nessa terça-feira, o maior aumento diário em números absolutos desde que o surto veio à tona no dia 21 de fevereiro.
Numa medida sem precedentes, todos os habitantes da Itália têm de ficar em casa e só podem sair por motivos comprovados de saúde ou trabalho. As medidas de emergência para tentar travar a progressão do novo coronavírus passam agora a abranger todo o país.
A quarentena imposta ao norte de Itália por causa da epidemia de Covid-19 foi estendida ao resto do país, a partir dessa terça-feira, como medida para conter a propagação do surto, anunciou ontem (10) o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte.
ESPANHA
A Espanha fechou escolas de várias regiões, suspendeu voos da Itália e fechou a câmara baixa do Parlamento durante ao menos uma semana depois que um parlamentar foi diagnosticado com coronavírus, na esperança de conter um surto crescente.
A Espanha, quarta maior economia da zona do euro, relatou 35 mortes e 1.622 casos confirmados de coronavírus nessa terça-feira, um aumento de dez vezes em uma semana – o que a torna um dos países mais atingidos da Europa, embora ainda muito atrás da Itália.
Durante reunião de gabinete semanal, o governo decidiu suspender todos os voos diretos da Itália por pelo menos duas semanas a partir de quarta-feira (11).
BRASIL
O número de casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19) subiu para 34 no país, com nove novos pacientes infectados em relação à segunda-feira (9). O boletim foi divulgado pelo Ministério da Saúde ontem (10), em Brasília. A contaminação voltou a subir após ter ficado estável entre domingo e segunda.
Foto: Pozzebom/Agência Brasil