O Boletim da Vigilância Epidemiológica divulgado nessa sexta (6) aponta 144 casos positivos da dengue em Rio Claro neste ano. O mais recente índice de densidade larvária do município, que chegou a 1.9, coloca Rio Claro em estado de alerta com relação ao Aedes. “Os agentes ainda tem encontrado nas residências um grande volume de matérias que podem servir de criadouros para o mosquito transmissor”, observa Diego Reis, gerente do CCZ. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro de imóveis habitados.
O Aedes também transmite chikungunya, zika vírus e febre amarela, o que reforça a necessidade de que os moradores façam o descarte correto de materiais, pois lixo e sujeira acumulam água.
MUTIRÃO
Mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti está marcado para hoje (7), no bairro Santa Maria. Os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, percorrerão o bairro das 8 às 13 horas, vistoriando residências e recolhendo objetos que podem ser utilizados como criadouros do mosquito.
“A prevenção é a maneira mais eficaz de se combater a dengue e para isso contamos com o apoio da comunidade”, observa Maurício Monteiro, secretário de Saúde.
Foto: Divulgação