Rio Claro terá mais recursos para investir nos serviços de saúde oferecidos à população. Nesta quarta-feira (21) o Ministério da Saúde publicou portaria em que anuncia a habilitação do Centro Especializado em Reabilitação (CER) Princesa Victoria. Com isso, o governo federal passa a enviar mensalmente recursos ao município para a manutenção do serviço. Os valores são da ordem de R$ 1.680.000,00 por ano, que serão somados a recursos do município utilizados para o funcionamento do CER.
“É uma notícia muito importante, fruto do comprometimento do município em qualificar seus serviços e que resulta em mais investimento e mais qualidade no atendimento à população”, destaca o prefeito Gustavo.
O CER é referência no atendimento a pessoas com deficiência e também a crianças e adolescentes com autismo. Além disso, no local é desenvolvido o programa Bebê de Risco, voltado a bebês prematuros ou que nascem com baixo peso. Pessoas com sequelas pós-covid e AVC também recebem tratamento no CER. Para atender esse público, o CER conta com equipe multiprofissional, que inclui fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, pedagogo, médico neurologista e psiquiatra.
“Toda a estrutura de atendimento vinha sendo mantida com recursos municipais, e agora, com esta parceria com o governo federal, poderemos investir mais na implementação de outras melhorias no setor de saúde”, observa Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro.
Para a habilitação, o município preencheu todos os requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde. “Fizemos a adequação do espaço, contratação de mais profissionais e tivemos parecer favorável na visita técnica”, enumera Nathalia Rodrigues, responsável pelo setor de saúde mental e reabilitação da Fundação de Saúde.
A habilitação do CER é nível 2, ou seja, para as modalidades de reabilitação física e visual, atendendo crianças e adultos do município de Rio Claro e da microrregião. Cerca de 2.500 pacientes recebem acompanhamento no CER.
Foto: Divulgação