Rio Claro completa neste sábado, dia 24, 196 anos de história em meio ao progresso e avanços expressivos na qualidade de vida dos seus mais de 209 mil moradores. Desde 2007, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário na cidade, faz parte desta trajetória ao tornar o município uma referência em tratamento de efluentes e um exemplo que vem sendo seguido.
Com investimentos em processos, tecnologia e inovação que somam aproximadamente R$ 356 milhões desde o início da operação, os principais rios e córregos da cidade foram recuperados e problemas como o mau cheiro, que afetava algumas regiões próximas a esses cursos d´água, foram solucionados. Além disso, Rio Claro já atende ao marco nacional do saneamento dez anos antes do prazo limite estipulado por lei.
Dentre vários outros, um dos investimentos da companhia resultou na construção da estação de tratamento de esgoto (ETE) Jardim Novo, inaugurada em 2017. Empregando a tecnologia Nereda®, um sistema desenvolvido na Holanda, de alta tecnologia, adequado ambientalmente e com alta eficiência no tratamento dos efluentes, em pouco tempo, a unidade se tornou referência no Brasil.
Atualmente, na ETE Jardim Novo são tratados 47% dos 43 milhões de litros de efluentes gerados diariamente no município com 96% de eficiência, índice de referência para os padrões do setor no país. Além da unidade, outras sete estações de tratamento, 15 estações elevatórias e 832 km de redes compõem o sistema de coleta, afastamento e tratamento de esgoto do município.
Hoje, o município possui 100% da área urbana coberta pela coleta e afastamento de esgoto e, do volume coletado, 92% recebem o devido tratamento e são devolvidos à natureza dentro dos padrões preconizados. Esta operação é contínua, 24 horas por dia, durante todos os dias do ano, mesmo sendo imperceptível para a grande maioria da população.
Uma realidade muito diferente da maior parte das cidades do Brasil e da vivenciada pelo próprio município em 2007, quando teve início a pioneira PPP (Parceria Público-Privada) que concedeu à empresa os serviços de esgotamento sanitário. Na época, apenas 12% dos efluentes eram corretamente tratados e com eficiência limitada.
Investimento em educação ambiental
E como para a BRK saneamento é só o começo, a companhia também tem investido em educação, visando desenvolver nas próximas gerações o conceito de preservação por meio da conscientização ambiental. O programa Olho Vivo, por exemplo, já completou quatorze anos levando conhecimento sobre o descarte correto de óleo de cozinha usado a alunos de escolas da rede pública municipal.
Como resultado, a BRK contabiliza que a iniciativa, de 2018 a 2023, chegou a mais de 34 mil estudantes e já ajudou a dar destinação correta a mais de 64 mil litros de óleo usado, evitando que o material pudesse contaminar cursos d’água, lençol freático e solo, além de prevenir incidentes como entupimentos, retornos de esgoto e rompimentos de rede.
Outros programas, como o ETE Portas Abertas e o Lixo Zero na Rede proporcionam a estudantes conhecer as instalações de uma ETE e seu funcionamento e conscientizam sobre a importância de não jogar lixo nas redes de esgoto para evitar entupimentos, rompimentos e danos ao meio ambiente e à própria comunidade.
E é desta forma, investindo no presente e no futuro, que a BRK continua fazendo parte da história e trabalhando para ajudar a construir uma Rio Claro cada vez melhor para se viver.
BRK mantém canal direto com o cliente
Em casos de dúvidas ou solicitações de serviços de esgoto, a BRK disponibiliza em Rio Claro o telefone 0800-771-0001. O funcionamento é 24 horas todos os dias da semana.
Foto: Divulgação