A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro divulgou na tarde de sexta-feira (15) boletim apontando 692 casos de dengue no município. O documento registra ainda o primeiro óbito pela doença. O setor de Vigilância Epidemiológica confirmou o óbito após receber resultados de exame do Instituto Adolfo Lutz.
As ações de combate à dengue no município continuam sendo desenvolvidas em toda a cidade, incluindo visitas casa a casa durante a semana e mutirões aos sábados para recolher criadouros e orientar a comunidade. Neste sábado (16), a ação será das 8 às 13 horas nos bairros Consolação e Estádio. Para que o trabalho tenha resultado, o envolvimento da comunidade é fundamental, já que a grande maioria dos criadouros está nos imóveis.
Durante o mutirão, a estratégia é percorrer casas, imóveis e terrenos, a fim de eliminar possíveis focos de criadouros do Aedes aegypti e evitar a sua proliferação. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) observa que semanalmente são recolhidas toneladas de lixo e entulho de terrenos e áreas públicas, por isso, reforça que o descarte irregular de lixo é um problema porque aumenta o volume de recipientes que podem acumular água parada tornando-se potenciais criadouros do mosquito.
Nesse período de pandemia de coronavírus, as pessoas podem aproveitar o tempo extra em casa para reforçar a rotina de limpeza em suas casas e eliminar os criadouros do mosquito. A iniciativa pode ajudar a diminuir os números da dengue no município.
Foto: Divulgação