A Secretaria de Saúde de Rio Claro divulgou na terça-feira (23) boletim que confirma 638 casos positivos de coronavírus na cidade. Os 45 novos casos são de 28 pessoas que estão em isolamento domiciliar e 17 que estão hospitalizadas.
O número de pacientes internados por coronavírus é 70, incluindo casos suspeitos, sendo que 26 pessoas recebem cuidados em leitos do SUS e 44 na rede particular. Deste total, 25 pacientes estão em UTI, sendo 16 na rede pública e nove em hospitais particulares.
O município tem 25 óbitos confirmados por coronavírus. Cento e oitenta e sete pessoas se recuperaram da doença.
Cidades da região também adotam fechamento do comércio
Rio Claro retrocedeu na flexibilização das atividades comerciais e a partir de quinta-feira (25) podem funcionar apenas os estabelecimentos e serviços essenciais. A medida anunciada na segunda-feira (22) pelo prefeito João Teixeira Junior, foi baseada em critérios técnicos que apontaram agravamento na situação da pandemia no município.
Decreto com informações sobre o retrocesso na flexibilização à fase vermelha em Rio Claro está sendo publicado na edição de terça-feira (23) do Diário Oficial. Com isso, voltam a vigorar as regras anteriores à flexibilização, em que estão autorizados a funcionar apenas os estabelecimentos comerciais considerados essenciais, como supermercados, padarias e farmácias. As concessionárias de veículos também poderão continuar funcionando. O decreto do prefeito também estabelece novo prazo de 60 dias para o corte no fornecimento de água por falta de pagamento.
Seguindo o exemplo, cidades da região também adotam o fechamento a partir de quinta. O prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan, anunciou que a cidade retorna à fase vermelha da quarentena e, portanto, todo comércio não essencial volta a fechar nesta quinta-feira (25) e seguirá até o dia 05 de julho. A medida de emergência foi tomada por conta do aumento dos casos de coronavírus na cidade e na região. O prefeito lembrou que já são 209 casos confirmados em Cordeirópolis e que a taxa de ocupação dos leitos de UTI de cidades próximas, como Piracicaba e Rio Claro já atingiram 100%. Limeira, já chega aos 90%.
Santa Gertrudes também segue a cidade vizinha. Na manhã desta terça-feira, o prefeito Rogério Pascon atualizou os números de casos positivos de Covid-19 no município, e também anunciou medidas que serão publicadas em decreto, que prevê que somente os serviços considerados essenciais funcionem. O município contabiliza o total de 109 casos positivos, 03 óbitos, 76 pessoas recuperadas e, até o presente momento, nenhuma pessoa internada.
Shopping Rio Claro fica fechado
Atendendo à recomendação da Prefeitura de Rio Claro, e visando colaborar com as medidas para restringir o agravamento da Covid-19 na cidade, a administração do Shopping Rio Claro comunicou que suspenderá as suas atividades presenciais a partir de quinta-feira (25), por 10 dias, conforme Decreto Municipal publicado em 23 de junho. A administração do Shopping Rio Claro informa, ainda, que as lojas continuam atendendo aos clientes nos sistemas drive thru e delivery neste novo período de isolamento social determinado pela Prefeitura, e no site do Shopping – www.shoppingrioclaro.com.br – os clientes encontram todos os canais de venda de cada lojista.
Foto: Divulgação