O Brasil comemora nesta quarta-feira, 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida para homenagear o líder negro Zumbi dos Palmares, assassinado em 20 de novembro de 1695. Essa é a primeira vez que a data será celebrada como feriado nacional. A Lei nº 14.759/2023 instituiu o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Antes, o Dia da Consciência Negra era feriado em alguns municípios por força de leis municipais. No estado de São Paulo, o feriado entrou em vigor no ano passado quando foi oficializado pela Lei nº 17.746/2023. Em Rio Claro, o feriado do Dia da Consciência Negra foi instituído pela Lei Municipal nº 3.718, de 7 de dezembro de 2006. Ou seja, é comemorado desde 2007.
Todo ano, o município de Rio Claro realiza uma extensa programação alusiva ao Dia da Consciência Negra. Neste ano, as atividades começaram no início do mês e prosseguem até o dia 28. Nesta quarta-feira (20) haverá ato cívico, às 9 horas, na quadra da Escola de Samba Grasifs – A Voz do Morro na Rua 15 com Avenida 19, nº 1.563, no bairro Consolação. Toda a comunidade está convidada a participar do evento.
A assessora municipal dos Direitos Raciais, Maria Lourdes da Silva, informa que a programação do dia segue com a inauguração da Exposição Orixás, às 13 horas, no Centro Cultural Roberto Palmari que fica na Rua 2, nº 2.880, na Vila Operária.
“É um momento de reflexão, mas também de festejar as conquistas. Tivemos hoje [terça-feira, 19] a inauguração da sala do SOS Racismo no Centro Cultural e também este ano criamos o Comitê Técnico de Saúde da População Negra”, destaca Lourdes.
De acordo com ela, aos poucos vão ocorrendo avanços através das lutas diárias do povo preto. “Cada um, com suas conquistas individuais, somamos num conjunto uma grande conquista e não só no individual, mas principalmente no coletivo. Haja visto os movimentos que estão aí na luta, como MNU, APNs, Unegro, e tantos outros”, avalia.
Evando Luís Inácio, da Unegro (União de Negras e Negros pela Igualdade), informa que no sábado (23) haverá jogo comemorativo entre o time da Unegro de Rio Claro e a equipe da Unegro estadual. A partida será realizada a partir das 9 horas no Grêmio do bairro Bela Vista. Além disso, no domingo (27) acontece o Xirê dos Orixás (ritual festivo) e exposição dos orixás fora do Centro Cultural.
Por Ednéia Silva / Foto: Reprodução/Internet